Na madrugada de quinta-feira (17), dois taikonautas (designação para astronautas da China) concluíram a última atividade externa da missão Shenzhou-14 na estação espacial Tiangong. Essa caminhada espacial serviu para terminar os trabalhos de instalação do módulo de pesquisa Mengtian, lançado em 31 de outubro.
Chen Dong e Cai Xuzhe abriram a escotilha do módulo experimental Wentian à 0h16 (pelo horário de Brasília) e permaneceram em serviço externo por 5,5 horas.
Durante esse tempo, a dupla instalou um dispositivo para conectar o módulo central Tianhe com a cápsula recém-chegada, o que permitirá que os astronautas se movam mais fácil e livremente entre os módulos quando estiverem fora da estação, sem a necessidade de braços robóticos para manobrá-los.
Eles também levantaram uma câmera panorâmica fora do módulo Wentian e instalaram uma alça em seu pequeno braço mecânico. Isso permitiu que os dois braços robóticos da Tiangong – que medem 10,2 metros e 6 m de comprimento, respectivamente – se conectassem, formando um braço mais longo pela primeira vez.
A taikonauta Liu Yang ficou dentro da estação para apoiar seus colegas de tripulação durante a caminhada espacial.
Segundo o canal do governo chinês CCTV+, as equipas em solo mostraram-se muito satisfeitas com a operação. “O desempenho da tripulação como um todo foi perfeito, e a coordenação entre o espaço e o solo também foi muito coordenada. Toda a missão foi concluída com sucesso”, disse Chen Shanguang, vice-projetista-chefe do programa de voos espaciais tripulados da China.
Os três astronautas da missão Shenzhou 14 chegaram à estação Tiangong no início de junho. Eles realizaram duas caminhadas espaciais anteriores em setembro e, dentro em breve, estarão se preparando para voltar para casa.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, a próxima missão tripulada, Shenzhou 15, vai decolar no topo de um foguete Long March 2F do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no Deserto de Gobi, antes do fim deste ano.
Por um breve período, ambas as tripulações vão conviver a bordo, sendo a primeira vez que a estação Tiangong tem lotação máxima completa.
Fonte: Olhar Digital
Comentários