O Dow Jones, um dos principais índices da bolsa americana de Wall Street deve abrir em baixa nesta segunda-feira (21) à medida que os surtos de Covid-19 estão aumentando na China e reacendendo as preocupações sobre a desaceleração do crescimento.

Novamente Pequim apertou suas restrições em relação ao coronavírus, à medida que as infecções aumentam na capital e nacionalmente, fechando empresas e escolas em distritos mais atingidos, além de endurecer as regras para quem deseja entrar na cidade.

“Você tem uma preocupação real com a influência da economia chinesa sobre a atividade econômica dos EUA”, afirmou Hugh Johnson, economista-chefe da Hugh Johnson Economics.

Operadoras de cassino dos EUA com negócios na China, como a Wynn Resorts, Las Vegas Sands, MGM Resorts International e Melco Resorts & Entertainment tiveram uma queda de 3,3% e 5,8% nas negociações pré-mercado.

Já a American Airlines e Norwegian Cruise Line Holdings, ambas empresas de viagens, viram suas ações diminuírem entre 0,7% e 1,2%, respectivamente.

Enquanto isso, as ações da Disney estão disparando devido aos investidores comemorarem o surpreendente retorno de Bob Iger como presidente-executivo. O salto foi de 9,7% nas ações, limitando as quedas no Dow Jones Industrial Average.

As ações de empresas chinesas listadas na bolsa dos EUA, incluindo Alibaba Group Holdind, Pinduoduo, JD.com e Bilibili caíram entre 2,4% e 5,2%, com a última onda de casos de Covid-19.

Ações de empresas oscilam à medida que casos de Covid aumentam
Imagem: Gsign76/Shutterstock

O foco também se volta para a divulgação das atas da reunião de novembro do Federal Reserve dos EUA, depois que algumas autoridades reiteraram a promessa do banco central de continuar a apertar a política monetária até que a inflação esteja sob controle.

A chefe da Reserva Federal de Boston, Susan Collins, afirmou que o banco central pode precisar dar mais 75 pontos-base (bps) para aumentar a taxa de inflação, já que o intuito é controlá-la. “A questão fica entre 50 ou 75 pontos-base”, disse Johnson.

É provável que os volumes de negociação sejam reduzidos esta semana, já que os mercados estarão fechados na quinta-feira para o Dia de Ação de Graças e estarão abertos durante meio período na sexta-feira.