Nesta segunda-feira (21), o foguete Long March 2F/G, que vai levar à órbita os astronautas da missão Shenzhou-15, foi transportado para a plataforma de lançamento LC43/91, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, que pertence à Administração Espacial Nacional da China (CNSA).
Com isso, tem início uma semana de verificações de função pré-lançamento e testes conjuntos no veículo, previsto para decolar na próxima semana, terça-feira (29), às 8h da manhã – pelo horário de Brasília (19h, no fuso local).
Ao chegar à estação espacial Tiangong, a cápsula Shenzhou-15 irá acoplar com o módulo central Tianhe, e seus membros (cujos nomes ainda não foram divulgados) vão adentrar o laboratório orbital, sendo recepcionados pela tripulação da missão Shenzhou-14, os taikonautas (designação para astronautas da China) Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe.
Esta será a primeira substituição em órbita de duas tripulações chinesas, que vão se sobrepor por cerca de cinco dias, e também a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo, sua lotação máxima.
Shenzhou-14 vai regressar à Terra na segunda-feira seguinte (5), finalizando uma missão de cerca de seis meses em órbita, aproximadamente o mesmo período que a tripulação Shenzhou-15 vai passar morando e trabalhando em Tiangong.
Última caminhada espacial da missão Shenzhou-14
Na madrugada de quinta-feira (17), dois taikonautas concluíram a última atividade externa da missão Shenzhou-14 na estação espacial Tiangong. Essa caminhada espacial serviu para terminar os trabalhos de instalação do módulo de pesquisa Mengtian, lançado em 31 de outubro.
Segundo o canal do governo chinês CCTV+, as equipes em solo mostraram-se muito satisfeitas com a operação. “O desempenho da tripulação como um todo foi perfeito, e a coordenação entre o espaço e o solo também foi muito coordenada. Toda a missão foi concluída com sucesso”, disse Chen Shanguang, vice-projetista-chefe do programa de voos espaciais tripulados da China.
Com isso, a estação assume sua forma projetada em T e está completa. Com 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS), Tiangong tem uma vida útil estimada em 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros, segundo a CNSA.
Fonte: Olhar Digital
Comentários