Nesta terça-feira (22), o mundo relembra a morte do presidente dos Estados Unidos, assassinado há exatos 59 anos, em 22 de novembro de 1963. O dia marcou o mundo, e gerou diversas obras audiovisuais, incluindo filmes e séries aclamados.

Para relembrar a data, o Olhar Digital montou uma lista com produções relacionadas ao ex-presidente americano, que governou o país entre 1961 e a data de sua morte, quando foi assassinado com um tiro na cabeça durante um passeio a carro aberto na cidade de Dallas, no estado americano do Texas.

JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar

kennedy
Imagem: Warner Bros.

Uma das produções mais aclamadas entre aquelas relacionadas ao presidente John F. Kennedy, “JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar” é considerado como uma das obras-primas de Oliver Stone. O filme de 1991 protagonizado por Kevin Costner contesta os furos deixados pelas investigações oficiais da morte do presidente.

13 Dias Que Abalaram o Mundo

Imagem: New Line Cinema

O filme “13 Dias Que Abalaram o Mundo” traz um John F. Kennedy vivido por Bruce Greenwood e, assim como o filme acima, tem Kevin Costner no elenco, dessa vez no papel de Kenneth O’Donnell, conselheiro político do presidente Kennedy. A produção tem foco em um momento anterior à morte do presidente, mostrando-o tendo que lidar com uma grave crise política.

Bobby Kennedy para Presidente

kennedy
Retrato de Robert Kennedy em seu apartamento em Nova York, em 1966. Imagem: Netflix

Assim como “13 Dias Que Abalaram o Mundo”, “Bobby Kennedy para Presidente” não foca na morte de John F. Kennedy. Por sua vez, o último se trata de uma minissérie documental focada em Robert Francis Kennedy, irmão de John, que coordenou a campanha vitoriosa de JFK sobre Richard Nixon, em 1960.

11.22.63

Outra série, desta vez de ficção, é “11.22.63”, que se baseia em um livro de Stephen King. A minissérie que tem J.J. Abrams como produtor executivo, conta a história de um professor de história – vivido por James Franco – que acaba descobrindo um portal que permite seu retorno para o ano de 1960. Ali, ele passa a investigar o assassinado de John F. Kennedy.

Jackie

O filme “Jackie”, de Pablo Larraín, foca na primeira-dama Jacqueline Kennedy, interpretada por Natalie Portman, com um recorte temporal que envolve os quatro dias após o assassinato de seu marido. Portman foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel.