A Amazon anunciou o lançamento de sua segunda região de infraestrutura AWS (Amazon Web Services) na Índia, localizada na cidade de Hyderabad. A expectativa é que mais de 48.000 empregos sejam gerados com o investimento.
A AWS, é a plataforma de nuvem da empresa utilizada por organizações de todo o mundo que, além de armazenar dados, fornece diversos serviços e soluções digitais como machine learning, análise de dados, publicidade e marketing, serviços financeiros e mais.
Em comunicado, Prasad Kalyanaraman, vice-presidente de serviços de infraestrutura da AWS, disse que o lançamento é uma forma de apoiar o investimento na transformação digital da Índia. Em 2011 a empresa abriu seu primeiro escritório no país.
“Clientes e parceiros na Índia agora terão infraestrutura regional adicional para implantar aplicativos com maior resiliência, disponibilidade e latência ainda menor”, disse Kalyanaraman. “Estamos orgulhosos de investir no futuro da comunidade de tecnologia indiana e da força de trabalho, e estamos comprometidos em ajudar organizações de todos os setores a aumentar a agilidade e impulsionar a inovação”.
Com a nova região de infraestrutura, a Amazon, revelou seu plano de investir cerca de US$ 4,4 bilhões na Índia até 2030, construindo data centers e outras instalações. Além disso, a empresa estima que o investimento será capaz de gerar mais de 48.000 empregos em tempo integral.
Os empregos irão compor a cadeia de suprimentos da AWS na Índia para áreas de construção, manutenção de instalações, engenharia e telecomunicações.
O anúncio da região de infraestrutura em nuvem foi visto com bons olhos por autoridades indianas. Shri Rajeev Chandrashekhar, ministro de Estado da União para Eletrônica e Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Habilidade e Empreendedorismo, disse que o investimento da AWS é importante para a expansão dos centros de dados da Índia.
“A próxima Política Nacional de Nuvem e Centro de Dados do Governo da Índia prevê um aumento significativo na capacidade de computação em nuvem da Índia dos atuais 565 MW para mais de 2.565 MW em um futuro próximo. Esperamos centros de dados mais ecológicos e sustentáveis para impulsionar a economia em expansão da Índia”, disse Chandrashekhar.
Com a nova região de infraestrutura, a AWS passa a ter 96 zonas de disponibilidade em 30 regiões geográficas. A empresa tem planos de lançar mais de 15 zonas de disponibilidade em mais 5 regiões: Austrália, Canadá, Israel, Nova Zelândia e Tailândia.
Fonte: Olhar Digital
Comentários