Vênus é o segundo planeta mais perto do sol em nosso sistema solar. Entretanto ele é o mais quente devido ao intenso efeito estufa que ocorre por lá. Em artigo publicado pela NASA foi sugerido que isso acontece devido a uma intensa atividade vulcânica no passado do planeta. Com uma atmosfera 92 vezes mais densa que a terrestre e surpreendente temperatura máxima de 482° C, o nosso vizinho pode ter deixado de ser úmido e temperado devido ao vulcanismo.
Atualmente, a superfície de Vênus possui mais de 400.000 metros cúbicos de rochas vulcânicas cobrindo 80% do planeta, expelidas num período de dezenas ou até mesmo centenas de milhares de anos. Provavelmente o efeito estufa do planeta foi causado pelo curto tempo geológico entre as explosões de vulcões.
Leia Mais!
A importância do estudo do vulcanismo em Vênus
A pesquisa que publicou essas informações, também realizou um estudo nas províncias ígneas aqui da Terra. Esses locais são resultados de grandes atividades vulcânicas que foram responsáveis direta ou indiretamente pelas 5 grandes extinções em massa do nosso planeta. Esse comparativo foi realizado para ajudar os pesquisadores a compreender a situação atual de Vênus. “Ao entender o registro de grandes províncias ígneas na Terra e em Vênus, podemos determinar se esses eventos podem ter causado a condição atual de Vênus” disse Dr. Michael J. Way, do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA em Nova York e principal autor do artigo
A NASAainda pretende mandar mais missões para o planeta até o final da década. O objetivo das missões DAVINCI e VERITAS é estudar a origem, a história e o estado atual do planeta. Descobrir como o vulcanismo atuou nas mudanças climáticas do planeta pode ser essencial para entendermos como essas atividades atuam e atuarão aqui na Terra.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários