No exterior, a primeira Kombi produzida pela Volkswagen foi a T1. A minivan entrou para a história com um dos carros mais populares do mercado. Atualmente, dependendo do modelo e do estado de conservação, alguns modelos da perua da VW se tornaram itens cobiçados pelos colecionadores.

A geração T3, por exemplo, ganhou uma versão muito especial: a B32. Uma unidade na Holanda foi avaliada em quase 365 mil euros, o equivalente a R$ 1.98 milhão na cotação atual.

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O motivo para o valor está na história do carro. A Kombi B32 foi totalmente modificada pela Porsche, com mudanças no visual e até no motor. Para ter uma ideia da exclusividade, apenas sete exemplares foram feitos pela marca de carros de luxo (alguns documentos dizem que foram 15).

Como surgiu a Kombi da Porsche?

A Kombi B32 surgiu de uma necessidade de logística da Porsche: transportar peças de reposição no rali Paris Dakar em 1985. Na época, a perua original não agradou à empresa, que preferiu botar a mão na massa e modificá-lo.

Kombi da Porsche
Imagem: Drive/Reprodução

A alteração principal feita pelos engenheiros da Porsche foi a troca do motor. O quatro cilindros original de 1,9 litros deu lugar ao motor 3.2  “flat-six” com 232 cavalos (o mesmo usado no Carrera). Com isso, a velocidade máxima da Kombi subiu para 185 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, uma marca respeitável para um furgão dos anos 1980.

A Kombi B32 foi equipada com o motor 3.2 “flat-six, o mesmo do Porsche Carrera. Imagem: Drive/Reprodução

Para compensar o ganho de potência, a Kombi B32 também ganhou uma nova transmissão da Porsche, suspensão reforçada e novos freios.

Novo kit de carroceria da Kombi B32.
Imagem: Drive/Reprodução

No visual, um novo kit de carroceria deu um toque um pouco mais esportivo ao veículo. Um difusor traseiro modificado também foi instalado para abrigar o novo escapamento do motor Porsche. Novas entradas de ar traseiras também foram adicionadas para ajudar no resfriamento do motor.

As rodas de 16” Porsche Fuchs também são exclusivas do B32. Imagem: Drive/Reprodução

Vale ressaltar que a unidade mostrada nas fotos foi feita sob medida para Peter W. Schutz, o CEO da montadora na época. Talvez por isso o interior seja bem mais caprichado que a Kombi T3 convencional, com bancos de couro claro e um quadro de instrumentos com mais funções. O emblema da Porsche no volante é outro toque especial.

Interior da Kombi B32.
Interior da Kombi B32. Imagem: Reprodução

O exemplar acima possui pouco menos de 131 mil km rodados e possui documentação original emitida na Alemanha.

Atualização da Kombi no Brasil

O designer brasileiro Luiz Alberto Veiga, que trabalhou por décadas na Volkswagen, costuma usar as redes sociais para relembrar os seus projetos, alguns mantidos em segredo por anos. Um deles mostra o que seria uma atualização para a Kombi no fim dos anos 1990.

Curiosamente, uma das propostas mostra a perua com faróis bem-parecidos com os da Porsche.

Imagem principal: Drive/Reprodução

Via: Drive

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