A Lyft fechou parceria com a Redwood Materials, empresa de reciclagem de baterias que pertence a Jeffrey Straubel, cofundador e ex-diretor de tecnologia da Tesla. Com o acordo, as bicicletas elétricas e scooters compartilhadas pelo aplicativo terão mais tempo de vida.

Straubel ficou por 15 anos na Tesla, e fundou em 2017 a Redwood Materials. A empresa trabalha recebendo baterias com o tempo de vida quase esgotado e recicla os materiais para conseguir aproveitá-los em novas baterias. 

(Imagem: Wirestock Creators / Shutterstock.com)

A estimativa da Redwood é que cerca de 95% dos principais elementos das baterias como níquel, lítio e cobre consigam ser recuperados para serem utilizados em novas baterias. Atualmente a empresa é responsável por reciclar baterias de diversos veículos como Ford, Toyota, Nissan e mais.

Em entrevista ao The Verge, o gerente do programa de sustentabilidade da Lyft, Antoine Kunsch, disse que a empresa tem o objetivo de reciclar todas as bicicletas e patinetes compartilhados pelo serviço e comentou como isso será possível com a Redwood.

“Encaminhando componentes para recicladores especializados e baterias para parceiros como a Redwood poderemos processá-los e colocá-los de volta na cadeia de suprimentos global para a fabricação de baterias”. 

Kunsch também explicou que a recuperação das baterias usadas será feita pela Lyft, que as encaminhará para as instalações da Redwood no norte de Nevada. Na sequência a empresa de reciclagem fará uma avaliação sobre a quantidade de bateria reutilizável, seus componentes que podem ser reaproveitados e iniciará o processo de reciclagem química.