A empresa Notion, famosa pelo seu app de notas de mesmo nome, lançou recentemente um novo recurso de inteligência artificial que não só escreve textos para blogs, mas também produz listas de tarefas, entre outros serviços.
Mas, os blogueiros não precisam ficar preocupados por enquanto. Segundo Ivan Zhao, CEO da Notion, a proposta do recurso Notion AI não é produzir textos prontos para publicações, mas servir como um ponto de partida de ideias.
Nas palavras do CEO: “Para muitos usuários neste espaço, ele resolve o problema de partida a frio. E mais do que isso, economiza tempo”.
Esse lançamento da Notion faz parte um grupo específico de softwares de IA que já existem no mercado, e que cumprem funções através de comandos partindo de ideias, com o DALL-E 2 e outros apps de arte com IA.
Infelizmente a nova ferramenta do app Notion ainda não está liberada para o público em geral, mas já é possível se inscrever na lista de espera. Assista a uma demostração do Notion AI no vídeo abaixo.
Notion AI usa tecnologia da OpenAI
O recurso Notion AI usa a ferramenta de IA GPT-3 (General Pre-trained Transformer 3), uma tecnologia de IA de código aberto de terceira geração. Essa plataforma para processamento de linguagem natural foi criada pela OpenAI, dedicada ao avanço da inteligência artificial.
A OpenAI é uma empresa sem fins lucrativos que surgiu de um grupo de pesquisa fundado por Elon Musk, e depois abandonado por ele. Ela é famosa por ser a responsável pelo já citado DALL-E 2
Como funciona o Notion AI
O The Verge teve acesso a interface batizada de Notion AI antes do lançamento oficial, e contou como foi a experiência. O usuário primeiro escolhe o tipo de redação para o qual deseja ajuda da inteligência artificial, a partir de uma lista que inclui opções como “postagem de blog”, “e-mail marketing” e “lista de tarefas”.
Depois disso, é só escolher um prompt adequado (ou seja, uma frase explicando a mensagem que você precisa passar), pressiona o botão “gerar” e depois “observa enquanto ele cria texto em tempo real”, como cita o Verge.
Zhao reconhece que a IA está em categoria ”alfa privado”, e seguirá em fase de testes pelos próximos meses. Até o momento, a previsão é que o serviço seja disponibilizado gratuitamente, mas Zhao reconhece que poderá ter um custo financeiro futuramente.
Fonte: Olhar Digital
Comentários