Uma curiosidade que muitos desconhecem é que os pneus feitos para os carros elétricos diferem dos convencionas, suportando mais peso e emitindo menos ruído, por exemplo.
Sem barulho na cabine, o som do atrito com a estrada é muito mais presente nos EVs. A Pirelli, uma das marcas mais conhecidas do ramo, usa bandas de rodagem com espuma interna em alguns modelos, reduzindo em até 25% o som percebido pelo motorista no interior do veículo.
Veja também:
Outro fator importante é a resistência ao rolamento, que deve ser menor para não prejudicar o alcance por carga. Por fim, aguentar mais peso também é fundamental, já que as baterias deixam os automóveis mais pesados que os modelos a combustão.
Pneu para todos os climas
A empresa holandesa Apollo Vredestein BV anunciou uma novidade inovadora para o segmento: o Quatrac Pro EV, o primeiro pneu para carros elétricos capaz de suportar o calor e o frio intenso.
A fabricante de pneus diz que a novidade “estabelece novos padrões” em aderência, eficiência e emissão de ruído. Uma característica interessante é o desenho assimétrico nos vincos, o que, segundo a empresa, foi criado para suportar mais peso.
A resistência ao rolamento também é 15% superior ao outro pneu de alto desempenho da marca para EVs, aprimorando a autonomia dos veículos.
Adequado para carros maiores, como os SUVs, a novidade também recebeu certificação para “uso confortável no gelo e na neve” nos países da Europa onde a regra é obrigatória. A frenagem e a estabilidade nas curvas também é melhor que o pneu mais premium da empresa.
A Apollo anunciou que o produto chega na Europa em dezembro em vários tamanhos, primeiro para rodas de 18” ou 19”. A linha completa também vai inclui o suporte para rodas de 17” e 20”. O preço ainda não foi divulgado pela fabricante. Ainda não há indícios de que o produto será lançando em outros mercados.
Para mais conforto na condução e operação silenciosa, a empresa diz que usou até IA no desenvolvimento do Quatrac Pro EV. Confira mais sobre o pneu no vídeo abaixo.
Imagem principal: Apollo Vredestein/Divulgação
Via: Autoevolution
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários