Cody Gakpo apresentou sua candidatura como sensação da Copa do Mundo de 2022 em apenas dois jogos com a Holanda. O nome pode dizer pouco ainda para o grande público, mas já vem dando o que falar. Com 23 anos, o ponta é tratado como o mais novo fenômeno do futebol holandês, e com números que comprovam isso.
Para quem não conhece Gakpo, o jogador do PSV ganhou destaque na Europa por quase assinar com o Manchester United na última janela de transferências – o clube acabou por apostar em Antony. O atleta já vinha em grande fase e, depois disso, ainda se tornou no primeiro a atingir o “duplo-duplo” na Europa em 2022/23, com dois dígitos para assistências e gols.
Com a boa fase de Gakpo, a equipe oGol aproveitou para fazer um levantamento com os números de todo o ano de 2022 de outros craques renomados, entre clubes e seleções, para comparar com o desempenho do holandês. Não são muitos que estão à frente dele em participações diretas em gol. Vamos aos números!
Gakpo contra o mundo em 2022
Começamos com o essencial: o que fez Gakpo para merecer a comparação? Foram 53 jogos disputados no período, entre PSV e Holanda, com 28 gols e 24 assistências. Nesse momento o ponta é o artilheiro do Holandês 2022/23, com nove gols, e líder em assistências, com 12. Além disso é o líder em participação em gols da Liga Europa atual, com seis – três gols e três assistências.
Escolhemos como primeiro “rival” de Gakpo um brasileiro. Neymar, o craque da seleção e do Paris Saint-Germain, faz temporada exuberante. Mesmo assim está atrás do holandês: são 30 gols e 18 assistências. São quatro participações diretas em gols a menos. Em defesa do nosso atacante, a média é superior: os números foram atingidos em 40 jogos apenas.
Partimos para o atual melhor do mundo, Karim Benzema. Campeão da Liga dos Campeões, o francês ficou fora da Copa por lesão em cima da hora. Jogou ainda menos que Neymar e por isso nem chegou perto dos números de Gakpo: foram 31 gols e oito assistências. Assim, Benzema fica com 13 participações em gol a menos.
Robert Lewandowski, que cedeu o trono de melhor do mundo a Benzema, também fica atrás de Gakpo, e empatado com Neymar. Foram 40 gols e oito assistências em um ano que começou no Bayern de Munique e terminou no Barcelona.
Principais nomes do futebol mundial na última década, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi não poderiam ficar de fora. CR7 não vive grande fase e tem apenas 20 participações em gols no ano – 16 gols e quatro assistências. Já Messi é o primeiro a aparecer à frente do holandês, e nos dois quesitos: foram 29 gols e 27 assistências.
No entanto, quem segue muito a frente nesta disputa virtual é Kylian Mbappé, companheiro de Neymar e Messi no Paris Saint-Germain. O fenômeno francês tem 48 gols e 16 assistências em 2022, ou seja, 12 participações a mais que o holandês. Neste caso, Gakpo nem pode alegar ser mais jovem… Mbappé tem os mesmos 23 anos.
(9)
Fonte: Ogol




Comentários