A Apple conseguiu melhorar a qualidade sonora dos novos AirPods Pro 2 sem adicionar nenhum incremento para áudio lossless ou algo do tipo. Em uma entrevista para o site What Hi-Fi?, o engenheiro da empresa dentro do time de acústicas, Esge Andersen, comentou que a mágica está no fluxo de ar.
Um dos fundamentos para uma experiência sonora bacana está na reverberação interna da caixa de som e no caminho que o fluxo de ar, alterado pelo alto-falante, vai fazer dentro do conjunto. Aparentemente a Apple conseguiu trabalhar neste segundo ponto para melhorar o som que sai dos AirPods Pro 2, sem muitas modificações no falante ou na tecnologia para música sem fios.
Eu comento sobre a tecnologia, pois mesmo com um fone de ouvido recente e já lançados depois do Apple Music disponibilizar músicas lossless, os AirPods Pro 2 ainda não conseguem tirar proveito deste tipo de reprodução, que teoricamente não tem perdas na compressão.
Mudanças reduzem turbulência nos AirPods Pro 2
Mesmo assim, a Apple conseguiu aprimorar a experiência sonora e a qualidade da música que sai dos minúsculos drivers dos fones de ouvido. De acordo com uma entrevista, apenas algumas alterações no fluxo de ar dentro do corpo do produto já foram suficientes para esta sensação superior.
“Quando falamos de bom som, trata-se de como movemos o ar no produto – o que é meio estranho, pois não estamos falando de um gabinete ou sobre sua aparência – mas trata-se de garantir que também projetamos o fluxo de ar”, comenta Andersen. “Quisemos colocar um AirPods Max no bolso de todo mundo”, complementa.
Nos AirPods Pro 2 existe apenas um duto de ar, apontando para a parte traseira do acessório – antes eram duas e cada uma com saída para um dos lados. Esta mudança garante graves mais presentes e maior clareza em agudos, tudo ao mesmo tempo. Outro ponto importante está no trabalho da equipe de Andersen em diminuir qualquer turbulência que pode ser gerada neste local, reduzindo assim distorções.
Fonte: Olhar Digital
Comentários