A SpaceX enviou com sucesso uma espaçonave de carga Dragon cheia de ciência para a Estação Espacial Internacional no sábado (26), na 26ª missão comercial de reabastecimento da empresa para a ISS.
O lançamento, que foi o 54º lançamento geral da SpaceX e o quinto de uma nave Dragon em 2022, estava originalmente programado para 22 de novembro, mas foi adiado por causa do mau tempo.
“Lindo lançamento. Como sempre, ótimo ver isso”, comemorou a porta-voz da NASA, Sandra Jones, durante a transmissão ao vivo da missão.
Nave da SpaceX levou sementes para experimento na ISS
Ao todo, a Dragon carregou 3,5 mil quilos. Algumas das cargas úteis a bordo incluem matrizes de energia solar, além de um microscópio para observar mudanças nos sistemas imunológicos da tripulação da Estação Espacial Internacional e um hardware para capturar imagens dos olhos dos astronautas.
Foram enviados também sementes de tomates anões, em mais uma etapa da série de experimentos Veggie. O programa vem explorando o cultivo de alimentos e até flores no espaço.
Com a NASA tendo acabado de lançar sua missão lunar não tripulada Artemis 1, a preparação para excursões de longa duração sob o programa Artemis exigirá repensar como fornecer alimentos aos astronautas e mantê-los saudáveis por semanas ou meses, não apenas na ISS, mas também na Lua
Os cientistas já estão analisando os resultados da recente colheita de pimentas maduras. Até o momento, esse é o experimento de crescimento de plantas mais longo já feito na Estação Espacial Internacional. Foram 135 dias de trabalho, que geraram uma quantidade enorme de dados e ajudaram os pesquisadores a encontrar novas técnicas de fertilização fora da Terra.
Fonte: Olhar Digital
Comentários