Nos últimos anos, uma das grandes preocupações de usuários e empresas pelas redes sociais é a circulação significativa de desinformação e notícias falsas. A luta para combater os problemas virou uma questão de atenção para o Google e o YouTube.

Pensando na batalha contra as fake news e desinformações, o Google e o YouTube anunciaram que estão doando uma quantia de US$ 13,2 milhões (cerca de R$ 69,9 milhões) para a Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN). O financiamento auxiliará as ações de uma rede de 135 organizações de verificação de fatos, que irá operar em 65 países em mais de 80 idiomas.

A quantia destinada pelas plataformas será utilizada para dimensionar as operações existentes. Nesse sentido, novas iniciativas serão promovidas e irão buscar elevar o fluxo de informações, reduzindo a circulação de desinformação.

O fundo é a maior doação individual do Google e do YouTube para checagem de fatos até o momento e será aberto no ano que vem. Desde 2018, a iniciativa Google News investiu em torno de US$ 75 milhões (cerca de R$ 403 milhões) em projetos que visam combater notícias falsas.

Imagem: Reprodução/Unsplash
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“O Google e o YouTube continuam dedicados a continuar fazendo nossa parte para ajudá-lo a encontrar o que procura e fornecer o contexto necessário para tomar decisões informadas sobre o que você vê online”, afirmou o Google, em um comunicado.

Recentemente, o Google adotou várias ferramentas pensando na checagem de fatos, incluindo painéis de verificação na aba de ‘Notícias’ e mensagens que contextualizam os resultados de pesquisa no YouTube. Na plataforma de vídeos, o canal “Hit Pause” chegou para ajudar usuários a identificar qualquer tipo de fake news.

Imagem: Reprodução/YouTube
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A parceria entre a IFCN e o YouTube vem após uma crítica da organização à plataforma de vídeos. Em janeiro deste ano, a rede de verificação de fatos chegou a classificar o app como “um dos principais canais de desinformação online e desinformação em todo o mundo”, levando em conta, principalmente, o contexto da pandemia da covid-19.

“Esta parceria com o Google e o YouTube infunde apoio financeiro para verificadores de fatos globais e é um passo na direção certa. E embora haja muito trabalho a ser feito, esta parceria gerou uma colaboração significativa e um passo importante”, declarou Baybars Örsek, diretor executivo da IFCN, em comunicado no Ponyter.

Informações via Mashable