O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou cinco estados brasileiros em alerta vermelho e outros 18 em alerta laranja devido ao acúmulo de chuvas intensas previsto para os próximos dias. Os alertas valem de 29/11 a 5/12.

O órgão afirma que “são previstos acumulados de chuva significativos em grande parte do País, considerando uma faixa desde o noroeste da Região Norte, áreas central e extremo sul da Bahia até o leste das regiões Sudeste e Sul, ocorridos principalmente devido a atuação de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no início e decorrer da semana, onde persiste um canal de umidade contribuindo para ocorrência das chuvas”.

Quais estados do Brasil estão em alerta vermelho para chuvas?

O Inmet considera o alerta vermelho como risco de chuvas, riscos de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e de deslizamentos de encostas. Já o alerta laranja inclui corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os estados do Brasil em alerta vermelho são: Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina. Nesses locais, existe a expectativa de precipitação superior a 60 mm por hora.

Estados brasileiros em alerta laranja

Além dos cinco estados em alerta vermelho, o Inmet colocou outros 18 em alerta laranja. São eles: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Sergipe, Ceará, Goiás, Paraíba, Piauí e Tocantins.

Sendo o segundo na lista de risco, atrás apenas do vermelho, o laranja indica um risco em potencial de chuvas com 30 mm de precipitação por hora. 

Risco em cada região do Brasil 

O Inmet emitiu alertas de chuvas para cada região do país. Veja cada um deles abaixo: