A Sony anunciou um conjunto de sensores portáteis que capturam a movimentação do usuário e podem ser usados especialmente em aplicações do metaverso. O Mocopi consiste em seis pequenos botões para serem colocados em diferentes partes do corpo e permite controlar um avatar virtual em serviços como o VR Chat, por exemplo.

Os seis sensores que acompanham o Mocopi devem ser colocados na cabeça, cintura, pulsos e joelhos dos usuários. Eles podem ser pareados com dispositivos Android ou iOS via Bluetooth e ainda contam com suporte a aplicativos em Unity. Os dispositivos são portáteis e a Sony diz que a bateria demora 90 minutos para ser carregada, proporcionando até 10 horas de uso.

Sensores de captura de movimento do Mocopi são usados em partes específicas do corpo. Imagem: Divulgação/Sony

A fabricante japonesa vê usos potenciais para o Mocopi não apenas em serviços como o VR Chat, no qual o usuário controla um avatar virtual para conversar com outras pessoas, mas também dentro da indústria fitness para aplicações envolvendo exercícios físicos, além dos games e também dos profissionais envolvidos com efeitos especiais que não possam adquirir um sistema profissional de captura de movimentos.

A Sony inclusive lançará um kit de desenvolvimento para os dispositivos em dezembro que permite vincular os dados coletados pelo aparelho a serviços do metaverso e outros softwares de desenvolvimento. Não está claro ainda se o Mocopi pode ser conectado a headsets de realidade virtual existentes ou PCs, ou se ele só funciona com smartphones.

Produto acompanha um estojo para guardar os sensores. Imagem: Divulgação/Sony

O Mocopi será lançado em janeiro, inicialmente no Japão. Por lá, a Sony cobrará 49.500 yen (cerca de R$ 1.885). A empresa fará uma demonstração da tecnologia na conferência Virtual Market 2022 Winter, que será realizada entre 3 e 18 de dezembro em Paris, na França.

Via: The Verge