Uma água-viva com cerca de 10 metros de comprimento foi flagrada a cerca de 1 km de profundidade no oceano próximo a praia de Monterey, na Califórnia (EUA). Conhecida como “água-viva fantasma”, essa espécie rara chama a atenção, além de seu tamanho, pela sua coloração acinzentada.
De acordo com o jornal New York Post, o registro foi feito utilizando um drone submarino de alta tecnologia chamado de Veículo Operado Remotamente (VOR). O dispositivo é revolucionário na busca por criaturas submarinas por não precisar colocar um humano em grandes profundidades.
O nome técnico da espécie é de Stygiomedusa gigantea. O final do nome não é à toa, já que essa é uma das maiores espécies de água-viva já encontrada. Apesar disso, esses animais ainda são bem pouco estudados.
Água-viva fantasma é bem misteriosa
Uma das características mais peculiares dessa água-viva está em seus “braços”, mais resistentes que os tentáculos da maioria dos animais dessa espécie, eles são responsáveis por capturar as presas e levá-las até a boca da criatura.
Por viver em um ambiente hostil, essa espécie ainda é bastante misteriosa. Segundo o Instituto de Pesquisa e Aquário Monterey Bay (MBARI), responsável pelo flagrante, o registro foi feito há um ano, mas agora está sendo analisado mais a fundo por institutos de pesquisa de diversas partes do mundo.
“A água-viva fantasma gigante foi coletada pela primeira vez em 1899. Desde então, os cientistas só encontraram esse animal cerca de cem vezes”, informa o MBARI.
“Essas redes podem ser úteis para pesquisar criaturas robustas como peixes, crustáceos e lulas. Mas as águas-vivas se desintegram em uma gosma gelatinosa nas redes de arrasto”, completa ainda.
Fonte: Olhar Digital
Comentários