Alunos do ensino médio da Escola Presbiteriana Erasmo Braga em parceira com Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM) e a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (AGECOLD) tornaram o colégio um ponto de entrega voluntária (PEV) de resíduos recicláveis à comunidade escolar local. Para Daniel Ozamis, um dos idealizados do projeto e aluno do primeiro ano, “seus olhos foram abertos para um novo e diferente tipo de empreendedorismo, o social. Esperamos com esse projeto uma mudança de pensamentos a partir dos alunos, que pensem mais no coletivo, que percebam que o mundo precisa mudar, além é claro de tornar mais conhecido o trabalho da AGECOLD”.
A ideia surgiu, dentro da proposta do novo ensino médio, na trilha de empreendedorismo social. O professor Roger explica que os exemplos de empreendedorismo da disciplina eram todos de São Paulo ou do Rio de Janeiro e ao apresentar a AGECOLD os alunos decidiram torna-se parceiros-empreendedores da associação. O discente justifica que “a globalização deixa claro que os desafios são tão complexos e as mudanças tão necessárias que não é possível mais compreender ‘social’ como sinônimo de pobreza ou carências de determinados grupos, por isso a necessidade de parcerias público-privadas, enfim, a trilha buscou esse foco interdisciplinar prático”.
A trajetória do colégio Erasmo Braga se confunde com a própria história de Dourados, criada em 1939 por missionários presbiterianos a escola inaugura esse mês novas estruturas ampliando também suas atividades educacionais. Enquanto a AGECOLD, situada a Rua Pedro Rigotti na Vila Sulmat, atua há mais de duas décadas em Dourados realizando a coleta e o processamento de materiais recicláveis, incrementando renda às famílias dos agentes ecológicos, e ao mesmo tempo conscientizando a sociedade douradense para uma menor emissão de lixos e resíduos ao meio ambiente.
Fonte: Dourados Agora




Comentários