Temperaturas mais amenas, na casa dos 22ºC de máxima, devem se instalar em São Paulo nesta semana, devido a passagem de uma frente fria que promete derrubar os números do termômetro até sexta-feira (16). As cidades no Sul do Brasil vão registrar alta variação térmica. Já o Centro-Oeste pode receber grandes volumes de chuva, beirando os 80 mm, no decorrer da semana.
As regiões Norte e Nordeste terão o tempo mais estável. A chuva está prevista para acometer apenas a região conhecida como Matopiba, que engloba alguns estados do Nordeste como Maranhão, Piauí e Bahia, e o Tocantins, que pertence à região Norte.
De acordo com a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inment), as capitais do sudeste devem enfrentar queda de temperatura ao longo da semana, porém, em São Paulo, a diminuição será mais brusca. Uma frente fria fará com que as temperaturas mínima e máxima caiam, respectivamente, de 20ºC e 31ºC para 19ºC e 22ºC entre segunda (12) e sexta-feira (16). O Rio de Janeiro passará por situação semelhante.
Sem grandes variações de temperaturas na maior parte do Brasil
Áreas dos estados do Tocantins, do Acre e do Pará também vão receber chuva. O acumulado nesses locais ficará por volta de 50 mm. Em outros pontos, o volume não ultrapassará os 30 mm. Em Palmas, capital do Tocantins, a história é outra. O volume de chuva previsto é de 80 mm até o final de semana. Mesmo assim, a temperatura tende a permanecer estável na maioria das capitais do Norte.
Essa semana, a chuva quase não vai dar as caras no Nordeste. Haverá predomínio do Sol na maioria dos dias. Natal e Fortaleza, na terça-feira (13), terão chuva com volume próximo a 10 mm. No Maranhão, Piauí e Bahia, o acumulado deve ultrapassar 50 mm. Porém, as cidades não observarão grande variação na temperatura. A única exceção será Teresina. A capital do Piauí, verá o calor aumentar, as máximas ficarão entre 36ºC e 38ºC até sexta.
No Centro-Oeste, haverá chuva em Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso, com acumulado de até 80 mm. Goiânia e Cuiabá serão palco da maior parte da precipitação, na sexta. Em Brasília, a chuva apertará a partir de quarta. A variação de temperatura será grande, quase 10ºC. A previsão é de que durante a semana o termômetro registre números entre 19ºC e 28ºC.
Região Sul verá vai e vem no termômetro
Apenas áreas específicas da região Sul receberão a chuva, que não será muito volumosa. Curitiba e Florianópolis vão registrar algumas variações de temperatura durante a semana. As duas cidades devem registrar mínima de 14ºC e máxima de 24ºC na quinta. Entretanto, na sexta-feira ambas terão um pico de calor. Porto Alegre é um caso a parte. A capital do Rio Grande do Sul terá grande amplitude térmica. Os termômetros registrarão temperaturas de 17ºC e 33ºC, com predomínio do Sol ao longo de toda a semana, exceto hoje, que deve chover.
Fonte: Olhar Digital
Comentários