A China é o maior mercado do mundo quando o assunto são os carros elétricos. Além das últimas novidades do mundo dos EVs, o país também costuma ganhar as manchetes por acidentes bizarros. Um dos mais recentes envolve o SUV híbrido Haval H6 da GWM, que desembarca no Brasil no primeiro semestre de 2023.

Após o controle de cruzeiro simplesmente travar, o motorista foi obrigado a rodar por centenas de quilômetros sem conseguir parar o carro. Identificado como Lou, o condutor também alega que os freios pararam de funcionar.

Veja também:

Em resumo, o utilitário rodou a mais de 100 km/h sem parar. O caso foi divulgado pelo AutoHome. No momento do incidente, o motorista percorria um trajeto de cerca de 200 km. No meio do caminho, Lou notou que não estava conseguindo reduzir a velocidade do carro nem acionando o freio manualmente.

SUV híbrido Haval H6 da chinesa GWM estreia no Brasil em 2023. Imagem: Great Wall Motors/Divulgação

O motorista revelou que teve que conter o desespero da situação para procurar a ajuda das autoridades. A polícia chegou a entrar em contato com especialistas da Haval, que não conseguiram resolver o problema remotamente.

A solução foi viabilizar viaturas para escoltar o SUV desgovernado, evitando possíveis acidentes com outros carros. No fim do dia, Luo rodou 300 km além dos 200 km iniciais e só parou por pane seca, ou seja, quando o tanque de gasolina literalmente seca.

A boa notícia é que ninguém se feriu. Considerado um dos SUVs mais populares da China, o veículo foi recolhido pela Haval e passará por análises internas para investigar o que causou os problemas.

O utilitário é um híbrido plug-in equipado com três motores — dois elétricos, um em cada eixo, e um trem de força 1.5 turbinado a gasolina. Com 393 cavalos de potência combinada, o sistema da GWM vai na contramão de outros híbridos, priorizando o uso dos motores elétricos. Saiba mais sobre o modelo aqui.

Imagem principal: Great Wall Motors/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!