A Microsoft, que sempre teve problemas em sua presença no mercado de smartphones, ainda não “largou o osso”. A empresa anunciou o Duo Series, dispositivo com duas telas que roda Android, mas que possui enorme foco no portfólio de produtos da produtora do Windows.

O Surface Duo oferece experiência que é diferente da maioria dos smartphones, contudo, ainda é um produto de nicho. A companhia teve alguns problemas com a primeira edição, mas conseguiu lançar a segunda edição com a mesma tela dupla. Espera-se que a terceira versão venha ainda melhor.

Vale a pena notar que a empresa sediará um evento do Surface em outubro de 2023. De acordo com os relatórios, a empresa revelará o Surface Pro 9 e o Surface Studio 3. No entanto, não espera-se que ela lançasse o Surface Duo 3 nesse evento. De acordo com os relatórios, a nova abordagem da série só aparecerá em 2023.

Antes do lançamento do Microsoft Surface Duo 3, há alguns vazamentos interessantes. O dispositivo está em desenvolvimento e um conjunto de novas patentes pode revelar seu design.

Um novo aplicativo de patente da Microsoft veio à tona. De acordo com ele, a Microsoft pode abandonar o conceito de tela dupla com a abordagem atual. Em vez disso, ele iniciará produto mais próximo do que temos no segmento dobrável.

Patente mostra conceito do novo Duo 3 (Imagem: Divulgação)

Microsoft Surface Duo 3 será 100% dobrável

A patente tem descrição de “dispositivo dobrável”. Ele se concentra em produto de tela dobrável. Aparentemente, o design pode chegar com a próxima dupla de Surface 3. Imagina-se que a Microsoft teve tempo suficiente para transformar essa patente em produto real. Afinal, o arquivo data de 2021, enquanto a publicação real é do início de 2022.

Atualmente, a série Surface Duo aposta em design de tela dupla. Ele literalmente tem duas telas com uma dobradiça no meio. Embora as telas sejam diferentes, os usuários ainda podem interagir, arrastar e soltar e explorar multitarefa de uma forma perfeita. No entanto, a Microsoft quer ir além. Aparentemente, a empresa não apostará mais nesse design. Em vez disso, o próximo Surface Duo 3 pode ser um smartphone dobrável completo.

A patente mostra dispositivo que pode alternar entre tablet e smartphone com uma mão. O painel é dobrado para dentro e para fora. Até agora, isso é uma característica que os mais dobráveis dos fabricantes de telefones não estão explorando.

Como sempre, os pedidos de patente não são determinantes. No entanto, pode-se ver direção clara do que a Microsoft pretende fazer com o Surface Duo 3 ou mesmo com o Surface Duo 4. A empresa definitivamente não está desistindo do segmento de smartphones.

Com informações de Gizchina

Imagem destacada: Divulgação/Microsoft