No mesmo evento de lançamento dos novos smartphones Xiaomi 13 e 13 Pro, a empresa chinesa revelou a nova interface dos dispositivos, a MIUI 14 (baseada no Android 13). O novo sistema terá diversos recursos aprimorados, como a inteligência artificial Xiao 6.0.
A IA Xiao 6.0 vai oferecer funções como: sugestões (com base na rotina, como os assistentes Siri e Google Assistente), comandos de voz, tradução, assistente de chamada e um leitor visual (como o Google Lens). Mas, vale citar que essas funções só estarão disponíveis na China. Em outros mercados, o software vai usar os serviços do Google.
MIUI 14: desempenho e design
A nova interface da Xiaomi terá diversas mudanças no desempenho e funções aprimoradas, como a redução do uso da memória. Segundo a empresa, a MIUI 14 roda 60% mais rápido que a MIUI 13 no Xiaomi 12S Ultra. Além disso, somente 8 apps não podem ser desinstalados, resolvendo uma velha reclamação dos usuários.
Com o novo sistema, será possível extrair texto de fotos e vídeos diretamente na galeria, um recurso que pode ajudar muito no dia a dia, e que já está presente no iOS 16 e em outras versões do Android 13.
E o design? A nova MIUI 14 terá ícones maiores e ajustáveis diante as preferências do usuário, com imagens e avatares interativos de animais ou plantas. As pastas e widgets também poderão ser personalizados.
A nova interface do Android 13 da Xiaomi também tem uma função familiar, na qual é possível criar pastas para upload de arquivos, controle de menores de idade e compartilhamento de dados, como os aplicativos com dados de saúde dos usuários.
Confira os primeiros dispositivos a receberem a MIUI 14
Segundo o calendário divulgado pela Xiaomi na rede social Weibo, além da linha Xiaomi 13, os primeiros smartphones a receber a nova interface em janeiro serão: Xiaomi 12S Ultra, 12S Pro, 12S, 12 Ultra, 12 Pro, 12 e Mix Fold 2.
O novo sistema também vai chegar ao Redmi K50 Pro, Redmi K50, Redmi K50 Ultra e Redmi K50 Gaming Edition. Além disso, a linha de tablets Xiaomi Pad 5 também deve receber a MIUI 14 a partir de abril do próximo ano, assim como o Redmi Pad.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários