A rede social Koo segue ganhando usuários e está muito próxima de alcançar a incrível marca de 3 milhões de brasileiros, por outro lado deixa de estar entre os app mais baixados do momento

A rede social do passarinho amarelo que ganhou o coração dos brasileiros e se tornou a principal plataforma em alternativa ao twitter, alguns dias depois de ser o app mais baixado, Koo despenca para top 156 da App Store Brasil, ficando atrás de todas as principais redes sociais.

koo
A posição do Koo App na App Store dia 06/12. Imagem: Captura de Tela

O aplicativo alcançou a marca de dois milhões de brasileiros apenas cinco dias após o lançamento, mas já está próximo a três milhões. Embora a maior audiência ainda seja na Índia, o cofundador do app vê um potencial de crescimento muito grande por aqui. “O nosso principal mercado internacional é o Brasil. Estamos, agora, no caminho de lançar mundialmente “, explica o executivo em entrevista.

Toda essa audiência dos brasileiros fez a equipe do app desenvolver uma versão traduzida e criar um perfil no Koo dedicado apenas ao Brasil, onde há frequentes comentários positivos a respeito da seleção brasileira na Copa do Catar. No entanto, a tendência de queda vista na App Store se repete também em buscas pelo Koo App no Google. Depois de um pico de interesse as buscas pelo termo também esfriaram.

koo
O comportamento das buscas a respeito do app nos últimos 30 dias — Foto: Reprodução / Google Trends

Sobre essa possível queda no interesse, o fundador do Koo nega baseado em dados do Google Trends. Ele cita ainda como exemplo um conjunto de criadores digitais, como Pablo Vilaça e Felipe Neto, que seguem tendo muito sucesso por lá, com engajamento maior e elevada quantidade diária de novos seguidores. “Tem vários que conseguiram mais seguidores aqui do que no Twitter”, ressalta.

A tabela mostra como alguns influenciadores ganharam milhares de seguidores em apenas 10 dias de Koo (Imagem: Reprodução/Mayank Bidawatka)

Por que o Koo não é e não vai ser o novo Twitter? Simples: o Twitter está consolidado, apesar dos tropeços de Elon Musk, tendo mais de 16 anos de existência. Apesar do atual e questionável momento de crise, ainda é a plataforma de microblogging numero um do mundo, com 238 milhões de usuários, onde conteúdo de valor é gerado todos os dias por agências de notícia, celebridades, políticos, figuras públicas e usuários comuns. A plataforma pode ter sofrido um abalo, balançou, mas não caiu a ponto de ser extinta e substituída, apesar do hype do Koo.