Um problema que muitos pacientes passam após uma consulta médica é tentar decifrar as anotações nas receitas prescritas por médicos – a famosa “letra de médico”. Pensando nisso, o Google está desenvolvendo um recurso que promete contornar esse transtorno.
Na última segunda-feira (12), em uma conferência anual na Índia, a gigante tech anunciou que está produzindo uma ferramenta que pode decifrar caligrafias complicadas de serem lidas. A empresa, nesse sentido, divulgou que está trabalhando com farmacêuticos para desenvolver um programa de inteligência artificial (IA) no Google Lens que poderia “traduzir” as notas médicas escritas de maneira confusa.
No evento, o recurso teve seu processo devidamente explicado. Por meio do Google Lens, os usuários vão poder tirar uma foto da receita ou carregar uma imagem parecida na biblioteca de fotos. Em seguida, a imagem será processada e detectada pelo aplicativo, que destacará os medicamentos que foram separados pelo médico na receita.
“Isso funcionará como uma tecnologia assistiva para digitalizar documentos médicos manuscritos, aumentando os humanos no circuito, como farmacêuticos. No entanto, nenhuma decisão será tomada apenas com base na saída fornecida por essa tecnologia”, afirmou o Google em um comunicado.
O Google não informou detalhes sobre uma possível data de lançamento do recurso de decodificação de texto e afirmou que “ainda há muito trabalho a ser feito antes que este sistema esteja pronto para o mundo real”.
Ferramenta multifuncional do Google, o Lens utiliza inteligência artificial para reconhecer objetos e espécies animais, além de auxiliar na tradução de idiomas. Atualmente, o aplicativo já é utilizado para transcrever digitalmente outros textos manuscritos.
Informações via The Verge e TechCrunch
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários