Há um novo “brinquedo” chegando na linha de frente britânica. Se trata do BvS10, que faz parte de uma nova geração de veículos militares da categoria FATVs — “Future All-Terrain Vehicles” ou veículos do futuro para todo-o-terreno, em tradução livre.
A novidade promete se dar bem seja no Ártico como no deserto, além de esconder um truque na manga.
Veja também:
As novas máquinas serão fabricadas pela multinacional inglesa BAE Systems. Como o próprio nome indica, a “besta sobre rodas” é projetada para enfrentar os ambientes mais desafiadores do planeta, mantendo as tropas protegidas contra ameaças e transportando cargas importantes até lugares inóspitos.
Para isso, cada BvS10 virá equipado com duas cabines a bordo. A dianteira terá espaço para acomodar o motorista e três fuzileiros totalmente equipados. Já a traseira terá configuração ajustável, podendo transportar por padrão até oito fuzileiros navais, ou servir para outros propósitos, incluindo até defesa aérea de curto alcance.
Uma capacidade que faz o veículo se destacar é a sua capacidade de “nadar” em águas costeiras ou áreas alagadas. O anfíbio também pode atravessar neve e gelo, áreas arenosas ou pantanosas e terrenos montanhosos rochosos.
O novo FATV desempenhará um papel importante nas missões dos grupos de tarefa anfíbia da marinha britânica (Royal Navy). As Forças de Comando esperam integrar 60 FATVs até 2025, aposentando toda a frota atual composta por modelos mais antigos.
A meta faz parte de um acordo internacional firmado com a BAE Systems, que prevê a entrega de 463 exemplares do BvS10 ao Reino Unido, Suécia e Alemanha.
Imagem principal: Royal Navy/Divulgação
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários