Se você não pretende gastar tanto em um computador com Windows, mas também não é muito amigável ao Linux, saiba que existe uma terceira opção chamada Chromebook. No Brasil não temos muitas opções para este tipo de PC e justamente por isso é muito importante entender como ele funciona e o que considerar na hora da compra.
De um lado temos os computadores com Windows, macOS e Linux, todos muito competentes e com soluções diversas para muitos usos, como editores de fotos e vídeo, quem precisa escrever um livro, jogadores e até para trabalho. Do outro lado estão os smartphones e tablets, capazes de fazer tarefas específicas de forma superior, enquanto entregam mais mobilidade.
No meio do caminho existe o Chromebook. Ele é um tipo de computador que carrega o Chrome OS, sistema operacional do Google com basicamente o navegador Chrome e suporte para aplicativos Android. Com isso este tipo de portátil consegue ser competente para diversas tarefas menos complexas, enquanto também entrega soluções encontradas apenas em tablets.
Processador não é tão importante no Chromebook
O primeiro ponto que muita gente tende a colocar na lista de especificações de um computador é o processador. Ele é o responsável por garantir que um programa vai abrir rápido, ou não. Em um Chromebook você não precisa focar sua busca neste ponto, pois o próprio sistema operacional é leve o suficiente para funcionar muito bem onde o Windows sofreria de lentidão.
Com isso, saiba que mesmo um Intel Celeron mais simples vai fazer o Chrome OS rodar bem, enquanto se estivesse no Windows 11 ele sofreria de engasgos e lentidão praticamente constantes.
O mesmo vale para memória RAM, onde 4 GB é suficiente para o Chrome OS abrir com velocidade, enquanto faz o Windows 11 tropeçar pelo caminho.
Já para memória interna a situação depende do que você precisa. Eu tenho um Chromebook com 64 GB de espaço e uso só para trabalho, com alguns apps Android. Dá e sobra – no Windows essa quantidade significa problemas e pouca margem para demais usos.
Tela vai dar conforto extra
Se o hardware mais simples vai rodar bem o Chrome OS, saiba que na tela a regra é a mesma de qualquer outro computador: se puder, fuja de 720p e escolha monitores Full HD. Isso garante a correta exibição de conteúdo em páginas da web e até nos aplicativos, permitindo multitarefa mais confortável.
Claro que com mais resolução, você faz a placa de vídeo trabalhar mais. No Chromebook ela tende a ser integrada e eficiente para alguns games do Android, pois estes serão os únicos que você poderá instalar.
Chrome OS atualiza por muito tempo
Por fim, saiba que o sistema operacional Chrome OS traz uma solução não encontrada no Android ao arrumar a bagunça de modelos: ele tem data para o fim da vida. Isso significa que é possível encontrar a informação concreta de até quando a fabricante atualizará o software.
Para isso, faça o seguinte
- No canto inferior direito, selecione o horário e Configurações;
- No canto inferior esquerdo, selecione Sobre o Chrome OS;
- Selecione Mais detalhes;
- Na seção Atualizar programação, você verá quando o Chromebook vai receber a última atualização.
Os updates envolvem o próprio Chrome OS e o navegador do Google, que são praticamente uma coisa só no portátil. Se você recebeu uma notificação dizendo “Atualização de software final”, saiba que seu computador não receberá mais updates e isso inclui até as correções de segurança.
Este cenário vale para o trabalho do Google, mas as fabricantes podem entregar updates posteriores ao da data informada.
Fonte: Olhar Digital
Comentários