Quando o assunto é o melhor celular do ano, a gente acaba encontrando muita opção com ótimas coisas em alguns pontos, mas que pecam em outros. Com esse pensamento em mente, decidimos que era hora de elencar os principais smartphones de 2022 para te ajudar na hora de escolher se leva um ou deixa o dinheiro separado para outro.
Esta lista não tem apenas celulares lançados em 2022, mas ela engloba os melhores aparelhos ainda disponíveis pelos fabricantes neste ano. Por isso você vai encontrar um Galaxy S21 FE da vida, ou um iPhone 13. Enfim, chega de enrolação e vamos lá.
iPhone 14 Pro
Se você não tem limites na hora da compra e quer simplesmente o melhor celular possível, mas prefere ter o iOS em mãos, saiba que o iPhone 14 Pro é a melhor escolha neste momento – você pode levar o iPhone 14 Pro Max se quiser tela maior.
Nós adoramos este aparelho por ele trazer o primeiro incremento em resolução para as câmeras de um iPhone 2016 quando o iPhone 7 passou a utilizar 12 megapixels, contra 8 megapixels das gerações anteriores. Isso não significa automaticamente imagens melhores, mas no caso do iPhone 14 Pro é possível aplicar zoom cortando a imagem na edição, por exemplo.
Outro ponto importante está no chip, que no iPhone 14 Pro é onde o avanço realmente acontece. Com tudo tão lá no topo, saiba que este celular, ainda mais para o iPhone 14 Pro Max, é caro.
Galaxy S22 Ultra
Se seu bolso continua sem limites, mas você prefere ter um Android para chamar de seu, a melhor escolha de 2022 é o Galaxy S22 Ultra. Ele tem o melhor hardware que seu dinheiro pode comprar no momento, junto de ser o sucessor dos Galaxy Note por aceitar a S Pen – ela é comprada separadamente, mas saiba que funcionará exatamente como você espera.
As câmeras são impressionantes e sempre entregam resultados ótimos em literalmente qualquer situação. O zoom óptico de 10 vezes é um deleite e faz toda diferença, o mesmo vale para para aproximação de objetos minúsculos para macro. Assim como o iPhone 14 Pro, saiba que o Galaxy S22 Ultra é caro, mas também entrega tudo que você espera.
Galaxy Z Fold 4 (e Galaxy Z Flip 4)
Se você ainda tem dinheiro sobrando no bolso e não pensa nele, mas apenas no que quer comprar e quer chamar atenção na mesa do restaurante, ou simplesmente deseja estar no recente mercado de celular com tela dobrável, o Galaxy Z Fold 4 é a melhor opção.
Ele tem praticamente o mesmo processador do Galaxy S22 Ultra, mas com uma força extra para trabalhar a tela de maior resolução na parte interna. Como você escolheu inovação e um formato completamente novo, o Galaxy Z Fold 4 cobra um preço e ele está nas câmeras. Elas não são tão competentes quanto o modelo que falei no tópico acima.
Não que o Galaxy Z Fold 4 entregue imagens ruins, muito longe disso. Acontece que o Galaxy S22 Ultra será melhor e isso acontecerá sempre, em todas as situações. Ao menos no dobrável você encontra a possibilidade de ter um tablet pequeno junto de um celular, tudo isso em um só produto.
Ele é caro por unir tantas coisas ao mesmo tempo, mas você pode juntar toda a inovação em um celular que fica menor ao escolher o Galaxy Z Flip 4.
iPhone 13
Você deve ter achado estranho eu não escrever sobre o iPhone 14, mas como ele é tão, mas tão parecido com o iPhone 13 e tem preço mais elevado, eu acabei colocando o modelo do ano passado nesta lista. Os dois contam com a mesma tela de 6,1 polegadas em OLED de brilho alto e cores vibrantes, a mesma proteção contra água com até seis metros de profundidade e o mesmo chip A15 Bionic.
As opções de memória interna também são as mesmas e isso vale para as câmeras de 12 megapixels. As diferenças ficam na RAM que é maior no iPhone 14, na lente da câmera principal e também no tamanho do sensor dela, que é maior. Mesmo assim, a diferença entre ambos é muito, mas muito pequena em desempenho e em capacidade de tirar ótimas fotos e fazer vídeos belíssimos.
Como o preço do iPhone 13 é menor que o iPhone 14 e a experiência é praticamente idêntica, recomendamos o modelo do ano passado pela economia de dinheiro no fim da compra.
Motorola Edge 30 Ultra
Se você procura um Android, mas prefere outra marca para além da Samsung, pode dar uma olhada no Motorola Edge 30 Ultra. Ele é o primeiro celular com câmera de 200 megapixels a chegar no Brasil e tem o mesmo processador do Galaxy Z Fold 4, com possibilidade de ter a mesma quantidade de RAM.
A tela com P-OLED recheada de contraste e brilho é um deleite e o formato mais tradicional de celular ajuda para quem ainda não quer se aventurar em um dobrável. Outro ponto notável está no sistema operacional, que chega bastante limpo e com visual que lembra o tal do Android puro.
Outro ponto que chama atenção nele é o carregador de 125 watts, que coloca 100% da energia da bateria em apenas 35 minutos. É chegar em casa com o celular descarregado e colocar na tomada, para depois tomar um banho, um café e ler as notícias, então sair para o bar com ele carregado mais uma vez.
Google Pixel 7 Pro
Nossa lista de celulares para este ano engloba apenas modelos que você pode encontrar no Brasil, mas vamos abrir uma exceção para o Pixel 7 Pro, feito sob medida pelo próprio Google – o dono do Android.
O Pixel 7 Pro entrega câmeras excelentes na parte traseira e permite zoom digital elevado, sem perder muita qualidade com isso. O foco dele em imagens continua até pela presença do chip Tensor G2 do Google, que tem melhorias como a possibilidade de deixar uma foto nítida e isso vale até para registros antigos.
O Pixel 7 Pro não foi e minha experiência garante que ele não será lançado no Brasil.
Para bolsos menores
Você quer um celular fantástico e não tem o bolso tão avantajado assim, certo? Então vamos colocar alguns modelos menos caros, mas que ainda assim são ótimos em suas propostas.
O primeiro é o iPhone SE (2022), sendo ele o iPhone com 5G e preço mais baixo que você vai encontrar. Ele é pequeno, tem tela de resolução menor, mas tem exatamente o mesmo processador do iPhone 13 (do iPhone 14 também) e custa muito menos que ele. Tudo bem que o visual é bem datado e as bordas enormes incomodam, mas por este preço e com desempenho maior que muito Android topo de linha e muito mais caro, vale a pena.
Já no mundo Android o Galaxy S21 FE é a escolha para quem pensa como o iPhone SE: um modelo com muito do topo de linha, mas em preço menor. Ele tem o mesmo processador do Galaxy S21, mas com economias que não afetam a experiência do usuário e que fazem o aparelho doer menos na hora da compra.
Fonte: Olhar Digital
Comentários