Uma imagem inédita feita pela sonda Mars Express mostra Marte com uma paisagem pouco vista: o gelo marciano. Quando pensamos no planeta vermelho normalmente imaginamos um deserto imenso. No entanto, durante o inverno as coisas podem ser bem diferentes.
A foto foi tirada no dia 19 de maio e divulgada agora pela Agência Espacial Europeia. A data coincide com a primavera do hemisfério sul e o recuo do gelo em Marte, por isso a paisagem mista. O inverno marciano, inclusive, é bem mais rigoroso que o nosso, com temperaturas chegando a 60 graus Celsius negativos.
Aliás, na próxima segunda, o Planeta Vermelho entra em um novo ano, bem próximo da data em que a Terra 2023. Só que por lá, o ano dura 687 dias terrestres.
Gelo durante o frio em Marte
A foto da Mars Express mostra as dunas do planeta parcialmente cobertas de neve. Parte dessa areia foi levada pelos fortes ventos de Marte.
De acordo com a ESA, estudar o gelo em Marte nos permite saber mais sobre o seu histórico geológico. Apesar de hoje sua paisagem ser majoritariamente um deserto com diversas formações rochosas e montanhas, houve um tempo – há bilhões de anos – onde o planeta vermelho foi residência de grandes lagos e corpos aquáticos. Missões como a do rover Perseverance (NASA), aliás, investigam esse histórico em busca de sinais de vida antiga.
Fonte: Olhar Digital
Comentários