O WhatsApp é o mensageiro mais popular do mundo e frequentemente lança novas atualizações para não perder seu posto para possíveis ameaças, como o Telegram, que vem crescendo em número de usuários e defensores. 

No entanto, o aplicativo verde de Meta ainda é considerado um pioneiro na comunicação por mensagens. Por isso, nós do Olhar Digital decidimos fazer uma retrospectiva com as mais importantes mudanças do WhatsApp durante 2022. Confira!

Pausar gravação de áudio 

O WhatsApp adicionou um novo recurso para que os usuários pausem uma gravação de áudio e retomem depois. Além disso, agora os usuários também podem ouvir os áudios fora das conversas. 

Limitação de mensagens encaminhadas

O WhatsApp começou a limitar as mensagens encaminhadas na plataforma, fazendo com que o mesmo texto não seja compartilhado diversas vezes. As mensagens não podem ser encaminhadas para mais de uma conversa em grupo para evitar a disseminação de notícias falsas.

Mais participantes em chamadas grupos do WhatsApp

O mensageiro começou a permitir que até 32 pessoas diferentes participassem de uma mesma chamada em grupo. O recurso foi muito aguardado por usuários, principalmente durante a pandemia de Covid-19 que obrigou as pessoas a praticarem o distanciamento social. 

Reações em conversas

A Meta passou a permitir que os usuários do WhatsApp reajam a mensagens com emojis. A novidade, inclusive, foi celebrada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, no Facebook.

whatsapp
Imagem: Shutterstock

Migração entre Android e iOS

O histórico de conversas do WhatsApp é um verdadeiro problema para usuários que deixam o Android e começam a utilizar o sistema iOS. A plataforma mudou e adicionou um recurso para facilitar a migração entre os sistemas

Maior prazo para excluir mensagens

O WhatsApp começou a testar um novo limite de tempo para excluir as mensagens para todos os usuários de um chat. Espera-se que seja possível deletar uma mensagem depois de até 2 dias e 12 horas, tempo o bastante para se arrepender de qualquer fala.  

Esconder o “online”

A Meta finalmente ouviu o pedido dos usuários! O WhatsApp permite que os usuários escondam seu status de “online” da plataforma, facilitando a vida de quem quer se manter mais discreto.  

Bloqueio de prints em imagens 

Neste ano, o mensageiro também iniciou o bloqueio de prints de imagens enviadas como visualização única. A ideia é que os usuários não possam perpetuar aquelas fotos que o remetente enviou de maneira mais privada. 

WhatsApp Premium 

A Meta lançou o WhatsApp Premium, um plano de assinatura exclusivo para empresas que traz uma série de recursos exclusivos que ajudam na popularização do comércio, como a facilidade de sua identificação.

WhatsApp
Imagem: On The Back Of Camera/Shutterstock

Grupos com mais de mil participantes 

O tamanho dos grupos do WhatsApp cresce gradativamente há alguns anos e, aparentemente, a rede social não está satisfeita com os 512 usuários que são permitidos anteriormente.  A plataforma começou a permitir até 1.024 pessoas nos grupos.

Enquetes em grupo 

O WhatsApp começou a liberar as enquetes em grupos. Desta maneira, os participantes poderão votar para decidir qualquer informação do grupo, como qual será o “rolê” do final de semana. 

Mensagens para você mesmo 

Todo mundo sabe que uma das maneiras mais práticas de guardar informações é anotá-las em algum lugar. Pensando nisso, criou-se um costume de fazer um grupo com você mesmo no WhatsApp, deste modo, você tem um bloco de notas infinito. Atendendo o pedido dos usuários, a rede social resolveu permitir que as pessoas mandem mensagem para si próprias, sem a necessidade de criar um grupo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!