A FCC, Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos, propôs uma multa de US$299.997 milhões contra a maior empresa de robocall que ela já investigou. Esta seria a maior multa da história da FCC e visa uma empresa que fez mais de 5 bilhões de ligações em três meses.
A operação é dirigida por Roy Cox Jr. e Michael Aaron Jones por meio de sua empresa Sumco Panama, juntamente com outras entidades nacionais e estrangeiras, segundo o Engadget. A FCC aponta que o número de ligações feitas nestes três meses é suficiente para ligar 15 vezes para cada pessoa nos EUA.
Os robôs utilizam de diversas técnicas moralmente incorretas, como ligar para profissionais da saúde com números de hospitais falsos. Além de a empresa violar várias regras da FCC, como não usar o identificador de chamadas.
Em julho, a FFC emitiu a primeira notificação à empresa de robocall. Ela indicava a empresas telefônicas a parar de transportar tráfego relacionado às chamadas fraudulentas de garantia de carro. “Isso resultou em uma queda massiva de 99% no volume dessas chamadas desde junho, de acordo com o (aplicativo de bloqueio de spam) RoboKiller”, escreveu a FCC. A multa foi proposta após a comissão descobrir que os robocalls atendiam aos critérios de “violação flagrantes”. Os consumidores diziam que as chamadas eram incessantes e um assédio a eles.
Nas chamadas, as mensagens eram as mesmas. Algo como “estamos tentando entrar em contato com você sobre a garantia estendida do seu carro” e solicitar que você fale com um “especialista em garantia” fraudulento. Robokiller aconselha os usuários a evitar as chamadas em primeiro lugar, se possível, não seguir as instruções e, acima de tudo, nunca fornecer informações pessoais como dados bancários.
Fonte: Olhar Digital
Comentários