Apesar de trazer várias vantagens aos usuários, as redes sociais têm gerado alguns riscos e aumentado a insegurança de algumas pessoas. Por vezes, as fotos e vídeos de plataformas como o Instagram e o TikTok influenciam na busca por um padrão de perfeição pelos indivíduos.
Em meio a esse panorama, um novo desafio que envolve a procura por um padrão de beleza viralizou na internet, especificamente no TikTok: os desafios odontológicos. A prática se tornou um DIY (Do It Yourself, “faça você mesmo” em português) e pode ocasionar situações bastante perigosas.
Foi o caso da influenciadora Skylar Geiger, que recorreu ao YouTube para trocar os dentes. A criadora de conteúdo afirmou à NBC News que “odiava” seu sorriso por ele não ser perfeitamente alinhado como o de outras pessoas.
Em 2020, sem seguro dentário ou dinheiro para pagar operações, Geiger utilizou a parte de trás de um brinco e aplicou nos dentes um material chamado cimento odontológico – utilizado normalmente para preenchimento de cáries. O processo foi documentado por ela no TikTok e o vídeo atingiu mais de 2 milhões de visualizações.
Depois de um tempo, a influenciadora afirmou que a tentativa DIY não danificou permanentemente os dentes, embora outras pessoas não tivessem a mesma sorte. O problema se torna ainda mais preocupante, já que os conteúdos dentários ficaram mais populares nos últimos anos, com a tag #DIYdentist, com mais de 3 milhões de views no TikTok.
Diversos dentistas expressaram preocupação com essa onda de popularidade de conteúdo DIY odontológico. Uma geração de influenciadores dentistas surge no TikTok para tentar contornar o transtorno, já que os danos podem ocasionar consequências para toda a vida.
Um desses criadores é o ortodontista Dr. Ben Winters, conhecido no TikTok e no YouTube como “The Bentist”. Segundo ele, seus vídeos educativos reagindo ao conteúdo DIY dentário foram um “sucesso absoluto”. O dentista também comenta que nem todo conteúdo desse tipo é realmente prejudicial, citando exemplos como a cera de dentadura para fantasias de vampiro e os “tooth gems”, pequenos adereços aplicados na superfície do dente – pode ser cristais, pedras, metais, entre outros itens.
“A maioria dessas coisas é bastante inofensiva”, disse Winters, ao NBC News. “Se você começar a usar materiais de grau dentário e tentar fazer o que o dentista faz, começará a fazer mudanças permanentes nos dentes que não podem simplesmente ser removidas”, acrescentou.
Winters, no entanto, se preocupa com alguns procedimentos que não deveriam ser realizados sem o acompanhamento profissional. Ele afirma que os dentes são órgãos com seu próprio suprimento de sangue e estruturas nervosas delicadas, algo que “as pessoas não entendem”. Nesse contexto, os procedimentos que jovens vem fazendo em redes como o TikTok não são comparáveis aos trabalhos odontológicos que podem ser reparados.
“Esta é uma decisão permanente. Esses dentes não vão voltar, você não vai conseguir mais nada”, explicou Winters. “O preenchimento labial pode ser dissolvido. Botox vai embora. Se você receber implantes, poderá removê-los. Após alterar a forma dos dentes, isso desaparece para sempre”, completou.
Várias dessas práticas DIY no TikTok envolvem raspar os dentes com uma lixa de unha para deixá-los retos, enrolar elásticos em volta dos dentes para fechar as lacunas ou remover o aparelho com uma colher. Alguns usuários postaram cursos de dois dias – sem qualquer outro curso formal de odontologia – para aprender facetas que utilizam resina para alterar a forma dos dentes.
“E eles basicamente reduzem o dente a uma protuberância e colocam um pouco de cola nele, e não percebem que acabaram de arruinar uma das coisas mais importantes de seu corpo, os dentes”, garantiu Winters. “Muitas pessoas não entendem o quão importante é ter dentes para a sua vida até que os percam todos”, complementou.
Informações via NBC News
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários