A multinacional alemã BASF é uma das gigantes do ramo de produtos químicos fundada em 1865. A empresa resolveu celebrar um dos seus aniversários com uma bicicleta elétrica diferente das demais: a Concept 1865.

O nome do veículo também é uma alusão ao ano em que o inventor Karl Drais colocou pedais no primeiro “penny-farthing” — aquelas bicicletas antigas com a roda dianteira bem maior que a traseira.

Bicicleta de 1865 ganha versão elétrica e futurista.
A Concept 1865 possui um sistema de iluminação de LED integrado com farol e lanterna traseira. Imagem: BASF/Divulgação

O veículo foi criado em parceria com o estúdio de design DING3000 e, segundo a BASF, foi construído com plásticos de alto desempenho e espumas especiais de fabricação própria (com exceção dos eixos, motor e freios de metal). 

O plano era mostrar os usos variados dos “plásticos inovadores da BASF”, como nos pneus, por exemplo. Mais leves e à prova de furos, eles são feitos de Infinergy, um tipo de poliuretano termoplástico expandido.

Veja também:

O selim, por sua vez, é feito de espuma de poliuretano com um elemento de mola para oferecer mais conforto nas pedaladas. Escondida no assento, fica a bateria removível (não há informações sobre autonomia e carregamento).

Bicicleta de 1865 ganha versão elétrica e futurista.
Imagem: BASF/Divulgação

Descrito como um “elo entre o passado e o futuro”, a bicicleta não é exatamente nova. O modelo foi apresentado pela primeira vez em 2013 no 148º aniversário da BASF e apareceu em feiras em 2015, desde então não se sabe qual foi o seu paradeiro.

Confira como o conceito funciona na prática no vídeo abaixo.

Imagem principal: BASF/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!