O inverno no hemisfério norte começou no último dia 21. Com a chegada do frio, pessoas do norte dos Estados Unidos e do Canadá costumam se dirigir a lugares mais quentes como a Flórida. Entretanto, os turistas que foram a Miami nos últimos dias se depararam com a chegada do frio do ártico por lá, e junto com ele um aviso de que está caindo iguanas.
Parece um ditado popular, mas iguanas caindo são literalmente esses répteis caindo de árvores. As iguanas têm caído por causa do frio, as temperaturas de Miami no Natal teve a mínima de 6° C e a máxima não passou de 8°.
Hibernação das iguanas
As iguanas assim como tartarugas cobras e outros répteis possuem sangue frio, ou seja, elas dependem da temperatura ambiente para manter o corpo aquecido. Assim, nas temperaturas mais frias elas costumam reduzir a taxa de fluxo sanguíneo, de batimento cardíaco e do corpo em geral, entrando em um estado de hibernação letárgica.
Dessa forma, quando elas estão em cima de árvores e outros lugares mais altos e o frio chega, elas acabam dormindo e caindo no chão, sem controle. E as iguanas ficam no chão vivas e paralisadas até se esquentarem novamente e voltarem ao normal.
Quando entram nesse estado de hibernação, as iguanas chegam a mudar de cor, do seu verde brilhante para cores mais acinzentadas. Mas a chuva de iguanas pode ser extremamente perigosa para os desavisados.
Acontece que esses animais selvagens costumam voltar ao normal muito rápido quando são aquecidos. E quando elas acordam pode ser que elas entrem no modo defensivo e acabam usando sua cauda e seus dentes e garras afiadas para se defender.
Então se algum dia você encontrar com uma iguana selvagem ou algum outro réptil em estado de torpor no frio, não leve-os para dentro de suas casas ou carros para eles se aquecerem.
Fonte: Olhar Digital
Comentários