Mesmo fora do mercado de celulares desde meados de 2021, a LG vai aproveitar seu espaço na CES do ano que vem, que acontece no começo de janeiro de 2023, para mostrar ao mundo um novo módulo de câmera para smartphones. O componente, desenvolvido pelo braço da coreana chamado Innotek, promete zoom óptico de até nove vezes sem perder qualidade de imagem.

O módulo é o conjunto inteiro, envolvendo todos os componentes para a câmera funcionar e neste caso ele é do tipo periscópio, onde o celular realmente move elementos das lentes internas para ter zoom óptico de verdade – da mesma forma como as câmeras grandes e profissionais conseguem fazer, mas de forma extremamente reduzida no celular.

Galaxy S22 Ultra tem zoom óptico, mas fixo (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 Ultra tem zoom óptico, mas fixo (Imagem: divulgação/Samsung)

Estes módulos são consideravelmente maiores do que os utilizados da forma mais comum, onde um conjunto fixo de lentes oferece alguma aproximação e o sensor de alta resolução faz o restante do trabalho, ao cortar parte da imagem e entregar uma foto que tende a ter menor quantidade de detalhes.

Nova câmera da LG promete fotos melhores

No caso do módulo criado pela LG Innotek, as lentes conseguem mover-se dentro do corpo e na escala de micrômetros. Apenas para comparação, um micrômetro equivale a 0,001 milímetro. O resultado final é a garantia de aproximação com as lentes na ordem de quatro até nove vezes.

Com isso, um sensor de altíssima resolução pode fazer a outra parte do trabalho e entregar ainda mais aproximação. Ou então abandonar de vez o zoom digital para trabalhar exclusivamente com as lentes móveis, assim finalizando o arquivo com mais qualidade e detalhes preservados.

Outra possibilidade é a movimentação do zoom pela lente, sem envolver cortes na imagem do sensor ou troca de módulo pelo software de câmera do celular. Neste caso, a qualidade final da foto ou do vídeo também cresce, deixando de lado até mesmo o “pulo” que vemos na troca de componente.

Olhando para a fabricante, este módulo da LG promete ser menor que os atuais e isso significa mais espaço sobrando dentro do celular. Com isso a fabricante pode aumentar outras partes, como a bateria ou na quantidade de componentes presentes. Para o usuário a novidade deve resultar em aparelhos com calombo muito menor na parte traseira – isso é importante, muito importante.

Até a Apple pode usar o módulo

Por fim, a LG também afirmou ter parceria com a Qualcomm para entregar este módulo de câmera para os celulares equipados com o Snapdragon 8 Gen 2, chip mais recente e potente da empresa americana. Isso não significa que todo aparelho com este componente trará as novas lentes, pois a escolha de partes do smartphone ainda depende do desejo de cada fabricante.

A LG não mencionou nenhuma fabricante ou modelo de celular que trará o novo módulo, mas disse que na CES do ano que vem os primeiros aparelhos já serão anunciados. Como a Samsung tem um produto semelhante em mãos, eu acredito que marcas como Xiaomi, Motorola, Oppo e Apple podem mostrar suas soluções com o zoom variável.