Enviar mensagens de texto se tornou a forma de comunicação preferida e mais comum do século XXI. Em pesquisa realizada no Brasil pela Infobip, 94,4% das pessoas preferem responder a uma mensagem de texto do que atender a uma ligação, seja por Whatsapp ou SMS.

Se quiser se comunicar com alguém de forma ágil e eficaz, mande uma mensagem. Esse é o principal insight da pesquisa, segundo Ivan Ostojic, Chief Business Officer da Infobip. “Quando falamos em comunicação entre empresas, ou ainda entre empresa e cliente, é vital entender que é preciso adequar o formato aos hábitos do receptor”, explicou ele. 

Os resultados não chocam ninguém. Afinal, quem nunca mandou uma mensagem durante uma reunião de trabalho ou aula que atire a primeira pedra… E a pesquisa aponta que 53,2% dos entrevistados responderam já terem enviado uma mensagem nesse contexto. Além disso, cerca de 27% dos brasileiros já escreveram uma mensagem SMS enquanto seu avião decolou, 25,8% enquanto estavam em uma cerimônia de casamento, 22% durante um funeral e 31,7% enquanto dirigiam, o que é considerado uma uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Erros de digitação

Ivan também comentou que não é suficiente prestar atenção somente ao formato de comunicação: “É preciso se atentar também ao conteúdo das mensagens, sejam elas privadas ou não”. 

A pesquisa revelou que mais de 65% dos brasileiros já enviou uma mensagem para a pessoa errada e se arrependeu. As consequências podem ser ainda mais sérias no caso dos 23% de brasileiros que contaram já ter enviado mensagens enquanto estavam alcoolizados, ou ainda os 38% que relataram terem utilizado emojis ou abreviações incorretas durante uma conversa sensível.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!