Além do carregador de 500 kW e das novas estações para troca de bateria, a chinesa Nio apresentou dois novos carros elétricos no Nio Day 2022: o EC7, uma evolução do modelo atual, e a segunda geração do ES8.

Totalmente renovado, o ES8 é um SUV de seis lugares construído em uma nova plataforma da marca, a NT2.0. Enquanto o original tinha 5,02 metros de comprimento, o novo tem 5,10 m. A distância entre eixos também aumentou ligeiramente de 3,01 m para 3,07 m.

Veja também:

A geração atual também ficou mais poderosa. O antigo tinha um motor de 160 kW (215 cv) no eixo dianteiro e outro de 240 kW (322 cv) na traseira. Já o novo SUV conta com um motor dianteiro de 180 kW (241 cv) e um trem de força traseiro de 300 kW (402 cv)

O coeficiente de arrasto do ES8 também caiu de 0,29 para 0,25, número que já era considerado muito bom para um veículo de grande porte.. Imagem: Nio/Divulgação

O ES8 com bateria de 75 kWh, sai por US$ 75 mil (R$ 396 mil). Já versão com 100 kWh será vendida por US$ 84 mil (R$ 444 mil). Ainda não há informações sobre autonomia. O que se sabe é que as entregas estão programadas para começar em junho de 2023 na China.

Nio EC7 

O SUV coupé EC7 chega um pouco antes, em maio. Seu coeficiente de arrasto de apenas 0,23 o posiciona como o utilitário mais aerodinâmico do mundo.

Nio EC7 é o SUV mais aerodinâmico do mundo. Imagem: Nio/Divulgação

O modelo usa os mesmos motores do ES8, no entanto, por ser menor, mais leve e mais aerodinâmico, têm seus benefícios. Enquanto o ES8 vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, por exemplo, o EC7 faz o mesmo em 3,8 s.

Nio EC7. Imagem: Nio/Divulgação

O EC7 parte de US$ 70 mil (R$ 370 mil) com a bateria de 75 kWh e US$ 78.500 (R$ 415 mil) com a unidade de 100 kWh.

Sistema inteligente

A dupla vêm com um novo sistema inteligente “super sensorial” da Nio a bordo, composto por 33 sensores de alto desempenho, incluindo LiDAR e câmeras. A plataforma de computação usa ainda quatro chips Orin X da Nvidia, que oferecem um poder de computação de 1.016 TOPS — cerca de 7 vezes superior ao do Tesla Model 3, com 144 TOPS.

No primeiro semestre de 2023, a NIO também planeja testar o seu sistema avançado de assistência ao motorista que permitirá ao EC7 e o ES8 executar funções de forma autônoma, como planejar uma troca de bateria, por exemplo.

Nesse caso, os EVs vão dirigir sozinhos até uma estação de energia da marca “por meio de navegação inteligente”, vão concluir a troca do componente e “sair automaticamente da área de serviço” antes de voltar para a estrada.

Via: Electrek

Imagem principal: Nio/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!