O TikTok é uma das redes sociais mais populares da atualidade. A plataforma ganhou fama mundial durante a pandemia de Covid-19, ou seja, é uma das mais novas integrantes do hall das grandes redes sociais, junto com Instagram, WhatsApp, Twitter, Facebook, Snapchat e tantas outras. 

Apesar de ter um modelo que fez muito sucesso, o TikTok passa por frequentes atualizações para que seus usuários não percam o interesse na plataforma e continuem sendo um público fiel. Outro motivador para as mudanças são os concorrentes, que a cada dia aumentam a competitividade com o aplicativo chinês. 

Com o final de 2022 se aproximando, nós do Olhar Digital decidimos juntar as principais mudanças do TikTok durante este ano. Confira!

Novas regras para proteção da comunidade LGBTQIA+ e menores de idade  

Neste ano o TikTok anunciou uma atualização em suas políticas de segurança para proteger grupos considerados vulneráveis a ataques pela rede social, como a comunidade LGBTQIA+ e menores de idade. As mudanças são para atender algumas reivindicações levantadas por senadores dos Estados Unidos que apontaram potenciais práticas perigosas durante uma audiência em outubro do ano passado.

Vídeos mais longos 

Apesar de ficar conhecido por seus vídeos curtos, o TikTok assistiu seus concorrentes imitarem seu trabalho, além de já possuírem suporte para clipes com duração mais longa. Pensando em acirrar ainda mais a competitividade, a plataforma chinesa anunciou os vídeos com duração máxima de 10 minutos

Tiktok
(Imagem:DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com)

Paralisação na Rússia 

Assim como outras grandes redes sociais, o TikTok também anunciou a proibição de criação de vídeos e live na Rússia. A intenção da rede social era  impedir a criação de fake news durante a guerra contra a Ucrânia. 

Seção de conscientização 

Após ser alertado sobre problemas enfrentados por adolescentes em relação a boatos ou desafios disseminados no TikTok, muitos com viés violentos, a rede social chinesa iniciou um projeto que visa auxiliar na conscientização tanto desse público quanto de seus pais para combater o problema, também conhecido como bullying em certos casos. Agora, haverá uma seção específica sobre o tópico na Central de Segurança, com informações em português. 

Troca da aba ‘Descobrir’ pela guia ‘Amigos’

O TikTok promoveu uma substituição em sua interface, sai a aba “Descobrir” e entra a aba “Amigos” no menu inferior do aplicativo de vídeos curtos. A aba foi lançada para que os usuários encontrem com maior facilidade os conteúdos das pessoas com as quais se conectaram.

Legendas automáticas

Como parte de uma série de atualizações recentes, o TikTok adicionou legendas que são geradas automaticamente e que podem ser habilitadas para qualquer vídeo da plataforma. Com esse upgrade, se o usuário tiver problemas de audição ou simplesmente quiser assistir ao vídeo no mudo, por estar em um ambiente barulhento, ele poderá.

Now: a cópia do BeReal 

O TikTok lançou o Now, que assim como o aplicativo BeReal, pede que o usuário poste diariamente uma foto usando as duas câmeras, a frontal e traseira, ou um vídeo de 10 segundos. A ideia aqui é que o TikTok, além de oferecer ao usuário o compartilhamento instantâneo do que está fazendo a cada dia, capitalize a tendência diária de publicação de fotos, assim como o Instagram já faz.

Imagem: Shutterstock

Botão de deslike 

A rede social anunciou o botão do deslike em comentários. A ferramenta não pode ser visualizada publicamente, ou seja, apenas quem recebeu o deslike pode ver a soma total de pessoas que não gostaram daquele comentário. 

Aumento da idade para fazer lives

Apenas usuários com mais de 18 anos podem iniciar transmissões ao vivo no TikTok. De acordo com a plataforma, o intuito é “proteger nossos usuários e criadores de conteúdo, assim como apoiar seu bem-estar”.

Problemas com a Justiça

Neste ano, o TikTok atingiu a marca de um bilhão de usuários ativos diariamente, mas também enfrentou diversos problemas com a Justiça. O mais recente envolve o rastreio de jornalistas por funcionários da ByteDance, o que aumentou o receio de legisladores de todo o mundo com a rede social chinesa.

Nos Estados Unidos, por exemplo, senadores já haviam votado pela suspensão do aplicativo no país e o novo escândalo fortalece o discurso contra o TikTok.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!