Como o nome já indica, a britânica Little Car Company (ou empresa de carros pequenos em tradução livre) produz versões elétricas e encolhidas de veículos clássicos de marcas importantes.

Nos últimos quatro anos, a companhia alcançou £ 10 milhões em faturamento, mais de R$ 63 milhões na cotação atual, indicando que existe um público seleto que aprovou a ideia.

Quanto custam as réplicas?

O preço de partida das miniaturas é bem salgado, £30.800, pouco mais de R$ 196 mil em conversão direta.

Como surgiu a ideia de encolher carros?

De início, a Little Car Company só importava réplicas de baixo custo, até que foi procurada pela Bugatti para “criar algo diferente” para o Salão do Automóvel de Genebra.

Foi aí que o CEO, Ben Headley, pegou emprestado uma versão original de um dos clássicos da marca francesa, o carro de corrida conversível Type 35 de 1924, e criou uma miniatura realista o mais próximo possível do original. O resultado foi o Bugatti Baby.

O Bugatti Baby é a miniatura elétrica do clássico Type 35.
O Bugatti Baby é a miniatura elétrica do clássico Type 35. Imagem: Little Car Company/Divulgação

Quando outros clientes começaram a entrar em contato pedindo por mais unidades, Headley enxergou uma boa oportunidade de negócio.

Outros carros famosos também ganharam réplicas fiéis, como um Aston Martin DB5, por exemplo, que ficou famoso por aparecer na franquia James Bond. 

Imagem: Little Car Company/Divulgação

Para o DB5, a empresa chegou a trabalhar em parceria com os cineastas do filme para replicar dispositivos como mini-armas de brinquedo e até máquinas de fumaça presentes no original.

Miniatura do famoso Aston Martin DB5.
Miniatura do famoso Aston Martin DB5. Imagem: Little Car Company/Divulgação

Segundo o The Guardian, apesar do tamanho reduzido, a réplica do DB5 conversível se sai bem na pista e não fica tão longe de dirigir um carro elétrico convencional.

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Ben Headley, CEO da Little Car Company

Além de construir versões compactas e elétricas de carros grandes, a empresa também está disposta a fazer o oposto, ou seja, criar uma versão em tamanho natural de um carrinho de brinquedo capaz de andar legalmente nas ruas.

Baseado no Tamiya Wild One, um modelo de controle remoto lançado em 1985, a novidade deve chegar ao mercado em meados de 2023 por £15.000 (R$ 95,4 mil) como um buggy elétrico com pegada off-road.

A versão da Little Car se chama Wild One Max e terá 3,5 metros de comprimento, 1,8 metro de largura e cerca de 250 kg. Com capacidade para dois passageiros, o alcance dependerá da bateria instalada. A mais simples oferecerá cerca de 50 km de autonomia, o suficiente para trajetos curtos, diz a fabricante. 

No fim, o preço é um pouco mais convidativo que o das réplicas, pelo menos no Reino Unido.

“Pode ser uma alternativa no verão, em vez de pular em um SUV a diesel”, disse Hedley. “Queremos mostrar que os carros elétricos podem ser divertidos e não precisam ter 1.000 cavalos”, acrescentou. 

Agora, a marca planeja levantar mais £10 milhões na sua quarta rodada de investimentos para conseguir construir mais unidades de veículos em miniatura por ano.

Imagem principal: Little Car Company/Divulgação

Via: The Guardian

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