Recentemente, o Twitter começou a exibir as estatísticas de visualizações em tempo real com mais destaque nos tuítes. No entanto, Elon Musk anunciou que o contador passará por reformulações e será opcional na plataforma.

“Vamos ajustar o visual e adicionar uma configuração para desligá-lo”, afirmou Musk, em resposta a usuário do Twitter. “Mas eu acredito que quase todo mundo vai se acostumar com o contador de visualizações”, completou.

A nova funcionalidade foi introduzida em 22 de dezembro, com Musk dizendo que o recurso tornaria o Twitter mais “vivo do que antes”. Segundo o empresário, embora as curtidas e retweets sejam mais voltadas para o público, as visualizações representam algo mais passivo.

O contador de visualizações nas publicações foi uma novidade que dividiu as opiniões do público no Twitter. Enquanto alguns chegaram a elogiar a medida, outros usuários criticaram duramente a nova ferramenta.

Entre as críticas, os usuários afirmam que o contador de views seria algo inútil e prejudical à saúde mental das pessoas. Outro tuíte classificou a nova interface como confusa e muito bagunçada, o que gerou a resposta de Musk sobre adicionar uma nova opção de desativar o recurso.

O contador aparece nos tuítes e divide espaço com os outros botões clássicos do Twitter: retuitar, curtir e comentar. A quantidade de informações, além da estética caótica, pode atrapalhar na navegação do usuário através dos cliques acidentais.

Até o momento, o contador de visualizações continua ativo no Twitter e não há previsão para quando o recurso passará a ser opcional. Adicionalmente, Musk ainda não detalhou sobre como poderá funcionar essa opção na rede social.