Uma das maiores camadas de gelo da Antártida Ocidental, a plataforma de gelo Thwaites, no Mar de Amundsen, conhecida como “geleira do Juízo Final” recuou rapidamente nos últimos 20 anos e se tornou a maior contribuinte para o aumento do nível do mar entre as geleiras antárticas. Uma equipe internacional de cientistas decidiu investigar quais são os fatores que influenciam a taxa de derretimento da plataforma de gelo Thwaites.
Foram utilizados dois sistemas de sensores automatizados, para coletar dados de diferentes profundidades da plataforma de gelo Thwaites. Segundo o estudo oriundo dessa coleta, os pesquisadores descobriram que as camadas rasas do oceano sob a plataforma de gelo Thwaites aqueceram consideravelmente entre janeiro de 2020 e março de 2021.
Combinando as medições com simulações de computador, os pesquisadores determinaram que a maior parte dessa água circundante derretida se originou da plataforma de gelo de Pine Island, mais a leste, e fluiu para a área sob a plataforma de gelo Thwaites sob a influência de uma corrente oceânica.
Quando a base da plataforma de Pine Island entra em contato com a água do oceano ligeiramente mais quente, ela derrete, e a água doce se mistura com a água salgada. Esse processo torna a água do oceano menos densa. Essa diferença de densidade interfere na disposição da água quente e fria, de forma que uma camada de água quente apareça na superfície e se desloque em direção à plataforma Thwaites. Essa água quente derrete a base congelada da plataforma do Juízo Final.
“Identificamos outro processo que poderia afetar a estabilidade das plataformas, revelando a importância da circulação oceânica local e do gelo marinho”, disse o principal autor do estudo, Dr. Tiago Dotto, do Centro de Ciências Oceânicas e Atmosféricas da UEA.
“A Circumpolar Deep Water, uma variedade quente de águas antárticas, é um jogador-chave no derretimento da base das plataformas de gelo”, disse Dotto. “No entanto, neste estudo, mostramos que uma grande quantidade de calor em camadas rasas sob uma plataforma pode ser fornecida por águas originárias de outras plataformas de gelo derretidas nas proximidades. Portanto, o que acontece com uma plataforma de gelo pode afetar a plataforma de gelo adjacente e assim por diante.”
Plataformas de gelo próximas se influenciam
Se essa mesma situação acontecer em outras regiões da Antártida, um número maior de plataformas de gelo pode estar sujeito a sofrer um “intenso derretimento basal associado a condições quentes prolongadas e, como resultado, contribua ainda mais para o aumento global do nível do mar”, ressaltou o pesquisador.
Portanto, de acordo com a conclusão do estudo, as plataformas estão conectadas através da circulação costeira e aquilo que acontece em uma plataforma de gelo influencia muito o que acontece sob as plataformas de gelo mais próximas. Além disso, os pesquisadores enfatizaram que os modelos futuros devem considerar as vias de água derretida das plataformas adjacentes se quiserem simular o destino das geleiras da Antártida com precisão.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários