Sinalizando seu interesse em sistemas de IA geradores de texto como o ChatGPT, o Quora lançou nesta semana uma plataforma chamada Poe que permite que as pessoas façam perguntas, obtenham respostas instantâneas e tenham um diálogo com chatbots de IA.
Abreviação de “Platform for Open Exploration” (Plataforma para Exploração aberta, em tradução livre), Poe – voltado apenas para convidados e atualmente disponível no iOS – é “projetado para ser um lugar onde as pessoas podem interagir facilmente com vários agentes de IA diferentes”, disse um porta-voz do Quora ao TechCrunch.
“Aprendemos muito sobre a criação de produtos de internet para consumidores nos últimos 12 anos, construindo e operando o Quora. E temos experiência específica em atender pessoas que buscam conhecimento”, disse o porta-voz. “Acreditamos que muito do que aprendemos pode ser aplicado a esse novo domínio em que as pessoas interagem com grandes modelos de linguagem.”
Poe, então, não é uma tentativa de construir um modelo de IA semelhante ao ChatGPT do zero. O ChatGPT – que tem aptidão para responder a perguntas sobre tópicos que variam de poesia a codificação – tem sido objeto de controvérsia por sua capacidade de às vezes dar respostas que parecem convincentes, mas não são verdadeiras.
No início deste mês, o site de perguntas e respostas Stack Overflow proibiu temporariamente os usuários de compartilhar conteúdo gerado pelo ChatGPT, dizendo que a IA tornava muito fácil para os usuários gerar respostas e inundar o site com respostas duvidosas.
O Quora poderia ter se encontrado em maus lençóis se, por exemplo, treinasse um chatbot na vasta coleção de perguntas e respostas de sua plataforma. Os usuários podem ter tido problemas com o uso de seu conteúdo dessa maneira – principalmente porque alguns sistemas de IA demonstraram regurgitar partes dos dados nos quais foram treinados (por exemplo, código).
Algumas partes protestaram contra sistemas de arte generativa como Stable Diffusion e DALL-E 2 e sistemas de geração de código como o Copilot do GitHub, que eles veem como roubo e lucro de seu trabalho.
A saber, Microsoft, GitHub e OpenAI estão sendo processados em ação coletiva que os acusa de violar a lei de direitos autorais ao permitir que o Copilot regurgite seções de código licenciado sem fornecer crédito.
E no portal da comunidade artística ArtStation, que no início deste ano começou a permitir arte gerada por IA em sua plataforma, os membros começaram a protestar amplamente colocando imagens “No AI Art” (Não à arte de IA) em seus portfólios.
No lançamento, Poe fornece acesso a vários modelos de IA de geração de texto, incluindo ChatGPT (o OpenAI não oferece atualmente API pública para ChatGPT. O porta-voz do Quora se recusou a dizer se o Quora tem parceria com o OpenAI para Poe ou outra forma de acesso antecipado).
Poe é como um aplicativo de mensagens de texto, mas para modelos de IA – os usuários podem conversar com os modelos separadamente. Dentro da interface de bate-papo, Poe oferece uma variedade de sugestões diferentes para tópicos de conversa e casos de uso, como “ajuda para escrever”, “cozinhar”, “resolução de problemas” e “natureza”.
Poe vem com apenas um punhado de modelos no lançamento, mas o Quora planeja fornecer maneira para fornecedores de modelos – por exemplo, empresas — para submeter seus modelos para inclusão em um futuro próximo.
“Achamos que esta será maneira divertida de as pessoas interagirem e explorarem diferentes modelos de linguagem. Poe foi projetado para ser a melhor maneira de alguém obter resposta instantânea para qualquer pergunta que tenha, usando conversa natural”, disse o porta-voz. “Existe quantidade incrível de pesquisa e desenvolvimento para aprimorar os recursos desses modelos, mas para trazer todo esse valor para as pessoas ao redor do mundo, há necessidade de boas interfaces fáceis de usar. Esperamos poder fornecer essa interface para que, à medida que todo esse desenvolvimento aconteça nos próximos anos, todos ao redor do mundo possam compartilhar o máximo possível dos benefícios.”
É ponto pacífico que os chatbots de IA, incluindo o ChatGPT, podem gerar conteúdo tendencioso, racista e tóxico, sem mencionar o código malicioso. O Quora não está tomando medidas para combater isso, mas em vez disso, conta com os provedores dos modelos em Poe para moderar e filtrar o conteúdo por conta própria.
“Os provedores de modelos se esforçaram muito para impedir que os bots gerassem respostas inseguras”, disse o porta-voz.
O porta-voz deixou bem claro que Poe não faz parte do Quora por enquanto – nem necessariamente fará no futuro. O Quora o vê como projeto separado e independente, muito parecido com o AI Test Kitchen do Google, que planeja iterar e refinar ao longo do tempo.
Quando perguntado sobre as motivações de negócios por trás de Poe, o porta-voz objetou, dizendo que é cedo. Mas não é difícil conceber como o Quora, que ganha a maior parte de seu dinheiro por meio de paywalls e publicidade, pode incorporar recursos premium ao Poe se crescer.
Por enquanto, porém, o Quora diz que está focado em trabalhar a escalabilidade, obter feedback dos testadores beta e resolver os problemas que surgirem.
“Todo o campo está se movendo muito rapidamente agora e estamos mais interessados em descobrir quais problemas podemos resolver para as pessoas com Poe”, disse o porta-voz.
Com informações de TechCrunch
Imagem destacada: Piotr Swat/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital
Comentários