Oftalmologista Dra. Carol Bonini (foto:arquivo pessoal)
A técnica de extensão de cílios já é bastante popular e procurada por várias mulheres que querem garantir fios longos e volumosos com resultado mais profissional e duradouro do que o uso dos tradicionais cílios postiços. O método, no entanto, tem riscos e exige cuidados. Em entrevista ao site Dourados Agora, a oftalmologista Dra. Carol Bonini, que atende em Dourados, esclareceu as principais dúvidas em relação ao alongamento dos cílios e saúde ocular. Confira:
Qual a importância dos cílios para os olhos? O alongamento pode prejudicar essa função?
Os cílios servem para proteger os olhos. São uma barreira importante que impedem que pequena partículas como poeira e micro-organismos cheguem aos olhos. Também funcionam como “ sensores “ diminuindo a possibilidade de algum objeto atingir diretamente os olhos.
O alongamento de cílios pode prejudicar essa função pois sendo mais pesados que os fios naturais pode ocorrer uma queda maior dos fios naturais pós alongamento . O peso dos fios artificiais também pode mudar a curvatura dos cílios fazendo com que eles se toquem de maneira diferente tendo maior atrito a ponto de arranhar a córnea. Muito importante saber qual técnica será utilizada pelo profissional especializado .
É preciso deixar claro que nossa intenção aqui não é ser contra ou a favor do alongamento de cílios. Nosso dever como oftalmologista é alertar que um serviço mal feito pode acabar com a beleza do olhar e prejudicar a saúde dos seus olhos.
Quais os tipos de alongamentos que são menos prejudiciais e quais técnicas devem ser evitadas para preservar a saúde dos olhos?
Dentre as técnicas menos prejudiciais incluem a fio a fio e o volume russo. Em ambas as técnicas o profissional capacitado isola um fio natural e o fio sintético é acoplado a este fio. No volume russo ao invés de apenas um fio é acoplado um “buquê “ de 6 a 20 fios em um único fio natural .
As mais prejudiciais são as de cílios em tela e os “cílios em tufo”. Na técnica dos cílios em tela é colocado uma tela inteira entre a pálpebra e o fio. E na técnica de tufo não é feito o isolamento do fio o que acarreta um peso maior sobre as pálpebras.
É possível fazer alongamento de cílios e preservar a saúde dos olhos?
Dá para fazer alongamento de cílios e preservar a saúde dos olhos desde que se tenha bom senso, equilíbrio e cautela na hora de realizar o procedimento . Assim sendo evite exagerar na quantidade e no tamanho dos fios. Uma consulta prévia ao oftalmologista para avaliar alterações palpebrais prévias, alergias seria benéfico.
Quais os cuidados pós-extensão de cílios?
Os cuidados pós alongamento de cílios são com a higienização, limpeza, cuidado com ambientes quentes, cobrir as manutenções de forma coerente e respeitar patologias oculares prévias.
Muitas pessoas fazem o alongamento e ficam com os olhos vermelhos e inchados por vários dias. Nesse caso, o que fazer?
Olhos vermelhos pós procedimento pode ocorrer devido o contato do patch ( adesivo para fazer o isolamento dos cílios) com a conjuntiva ( parte branca do olho ) como também um contato da cola com os olhos. Se você usa lente de contato é muito importante você retira-las antes do procedimento.
Edema e inchaços palpebrais pode indicar processo alérgico ou não ter respeitado o distanciamento do patch na pálpebra que deve ser de 0,5 a 1cm.
Caso você sinta algum desconforto após o alongamento de cílios, como dor, vermelhidão, sensibilidade à luz, visão embaçada e inchaço, procure atendimento com um Oftalmologista imediatamente.
Fonte: Dourados Agora




Comentários