Criar metas faz parte do ritual de passagem de ano. Por isso, o Olhar Digital preparou uma lista com 5 dicas para te ajudar a conquistar suas metas e objetivos em 2023.
Sobre o que vamos falar:
Google Agenda
Além de te ajudar a organizar eventos próximos, o Google Agenda (Android e iOS) é ótimo para recapitular o ano que passou. Afinal, fazemos muitas coisas que não prevíamos inicialmente no nosso planejamento.
Por isso, a primeira etapa para criar metas é analisar onde você investiu seu tempo. Se você foi a muitos compromissos familiares, que tal criar uma meta para o próximo ano com esse tema? Por outro lado, se você se inscreveu em uma pós, precisará colocar o estudo no seu planejamento do ano.
Uma forma bastante eficiente de usar a plataforma é codificar em cores seus eventos. Assim, você sabe o que foi prioridade só de bater o olho na agenda.
Fabulous
Quando a gente está perdido, a dica é começar pelo início. Na prática, busque inserir novos hábitos simples, mas que tragam resultado imediato para seu bem-estar. Assim, conforme você for bem-sucedido nessas pequenas metas, irá se sentir mais motivado para conquistar objetivos maiores.
A boa notícia é que já existe um app para te ajudar com essa jornada. O Fabulous (Android e iOS) foi criado com base na ciência comportamental, que busca entender por que as pessoas agem de determinada maneira e como elas podem cumprir com o que se comprometeram.
Para começar sua jornada de criar hábitos, você terá que responder algumas perguntas feitas pelo programa. Depois, o app gerará sua rotina personalizada, que pode começar com algo simples como beber água pela manhã.
App de meditação
Segundo um estudo, a meditação muda o cérebro para melhor: aumenta a massa cinzenta do hipocampo e reduz a região da amígdala cerebral. Em outras palavras, meditar ajuda aumentar a introspecção, memória e aprendizado, além disso, diminui a resposta de luta e fuga do corpo.
Ou seja, por dedução, pode-se concluir que meditar pode, sim, contribuir para traçar e revisar seus objetivos para o ano. Outra vantagem da meditação está em controlar uma resposta emocional exagerada, dando tempo, portanto, para o córtex pré-frontal lidar de uma maneira racional com a frustração.
Ao contrário do que você pode pensar, para meditar você não precisa ir a um mosteiro ou aula de ioga. Existem vários aplicativos disponíveis com meditações guiadas, aulas e timer, como:
Ao invés de estabelecer intervalos grandes para meditação, busque realizar pequenas práticas. Assim, você garante os benefícios da atividade sem se sobrecarregar. Conforme você adquirir o hábito, poderá aumentar o tempo de sua sessão ou o número de de práticas no dia.
OKR
Você já ouviu falar em OKR (acrônimo para “Objectives and Key Results”, em inglês)? OKR é uma metodologia de gestão usada por empresas de tecnologia, como a gigante Google. Ela foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, e popularizada por John Doerr, um dos investidores da Google, em 1999.
Apesar de ser usada para criar a estratégia da empresa, você pode adaptá-la para sua própria vida pessoal. A ideia é simples: você define um objetivo e lista quais são os resultados-chave (metas) que indicam que você alcançou seu objetivo.
A diferença na OKR é que, geralmente, o objetivo é qualitativo (descritivo) e as metas são quantitativas (mensurável). O objetivo deve ser claro, conciso e aspiracional. Por exemplo, ao invés de escrever “quero abrir minha empresa”, escreva “quero ser bem-sucedido profissionalmente”. Logo, um dos resultados-chave pode ser “abrir minha empresa” ou “ter 5 clientes até o fim do trimestre”.
Outro diferencial dessa metodologia é o acompanhamento dos seus OKRs. Existem metas que você pode revisar diariamente (como “ir à academia”) e outras que deve monitorar com menos frequência. Ainda assim, o importante é que você veja como avança nos seus objetivos. Com isso, por consequência, você sabe o que deve priorizar ou não para atingi-los.
Gerenciador de projetos e tarefas
Agora que você já sabe o que foi importante no ano anterior e já definiu suas prioridades para 2023, chegou a hora de escolher como gerenciar seus projetos e metas.
Existem muitos programas e aplicativos para te ajudar com isso, mas não adianta listar todos aqui. Afinal, cada pessoa terá seus próprios objetivos e o app que será bom para um, pode não funcionar para outro.
Ainda assim, vale a pena enumerar algumas possibilidades. O Trello e o Asana, por exemplo, são excelentes para pessoas que fazem muitas coisas ou trabalham em mais de uma empresa. Com essas plataformas, você pode criar, acompanhar e colaborar de forma mais eficiente.
Já para as listas do dia a dia, a recomendação é usar um gerenciador de tarefas. Nesse caso, Microsoft To Do, Google Tarefas e o Todoist vão te ajudar a organizar sua rotina.
Você usa alguma estratégia diferente das listadas nesta matéria? Deixe nos comentários sua contribuição para nossa comunidade de leitores.
Fonte: Olhar Digital
Comentários