Ao falar de redes sociais muitas pessoas podem pensar apenas nos grandes nomes da indústria, como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter e TikTok. Porém, sempre surgem novas plataformas que amedrontam os grandes concorrentes.
Um caso claro disso é o próprio TikTok, que hoje figura no hall dos grandes aplicativos, mas ficou popularmente conhecido há pouco tempo e chegou mudando muita coisa na indústria, principalmente a forma em que consumimos conteúdo, afinal, tudo agora precisa ser mais rápido e as dancinhas nunca estiveram tão em alta na internet.
Claro que não é uma tarefa fácil conseguir destaque no mercado a ponto de ser considerada uma grande rede social, mas a ideia de algum novo produto pode ajudar, ou até mesmo a falha das concorrentes.
Por isso, nós do Olhar Digital trouxemos as três redes sociais que bombaram em 2022 e, quem sabe, crescerão ainda mais no próximo ano. Confira!
BeReal
Quem nunca encontrou ‘postagens artificiais’ no Instagram, TikTok e Facebook? Seja com uma pessoa usando filtros ou até mesmo editando fotos para tirar algumas imperfeições da sua fisionomia ou do local onde fez o clique. Para combater estas coisas e promover a vida como ela é, Alexis Barreyat e Kévin Perreau criaram a BeReal (Seja Real, na tradução para português) em 2020, na França.
A plataforma permite uma única postagem diária, mas nada de vídeo, edição ou filtros. Como a intenção é evitar a artificialidade, os usuários têm até dois minutos para registrar o que querem mostrar com duas fotos. A primeira com a câmera traseira e uma outra menor com a câmera frontal.
Mastodon
O Mastodon é uma rede social no mesmo estilo do Twitter, ou seja, um microblog. A plataforma ainda é pequena quando comparada ao passarinho azul, porém, está ganhando uma grande relevância após as mudanças promovidas por Elon Musk.
Diferente do Twitter, o Mastodon funciona a partir de servidores. Ou seja, ao criar uma conta, os usuários devem estar vinculados a um servidor que ele escolhe a partir do que gosta de acompanhar, como esportes, jogos online, cultura pop etc.
Koo App
A rede social também ganhou notoriedade com as polêmicas do Twitter. No Brasil, especialmente, o nome da plataforma virou uma piada, o que ajudou na sua popularização.
O Koo App é muito parecido com o Twitter e tem o mesmo preceito de microblogging.
Fonte: Olhar Digital
Comentários