Satélites no espaço observam um rio atmosférico que está atingindo a costa oeste dos Estados Unidos. A chuva e a neve trazida pelo rio atmosférico Pineapple Express, foram observadas na quinta-feira (29) por uma série de satélites, entre eles a frota Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
O Pineapple Express é uma fina região da atmosfera, responsável pela maior parte do abastecimento de água da costa oeste. Ele faz isso enviando vapor de água dos trópicos para a região.
Os funcionários da NOAA, em resposta a Space.com explicaram que o Pineapple Express viaja cerca de 4.800 quilômetros carregando a umidade de regiões tropicais próximas ao Havaí para a costa oeste dos Estados Unidos
O estado da Califórnia está sob vigilância. Após enfrentar climas extremamente secos e incêndios florestais ocasionados pela seca que aconteceu até 2022, o estado corre risco de inundações.
Apesar disso, a NOAA aponta que nem todos os rios atmosféricos causam problemas. “Nem todos os rios atmosféricos causam danos; a maioria são sistemas fracos que geralmente fornecem chuva ou neve benéficas, cruciais para o abastecimento de água”.
Eles ainda completaram como os rios atmosféricos contribuem para o ciclo global de água. “Os rios atmosféricos são uma característica fundamental no ciclo global da água e estão ligados ao abastecimento de água e aos riscos de inundação – particularmente no oeste dos Estados Unidos”.
Satélites de monitoramento
A NOAA, assim como a NASA, possui uma rede de satélites de monitoramento meteorológico. Eles observam a Terra em busca de previsões, respostas a desastres e monitoramento climático de longo prazo.
As observações são muito úteis para criar sistemas de alerta. Esses satélites podem fornecer previsões locais até uma semana antes dos eventos climáticos. Isso pode fornecer às pessoas de determinada região, informações sobre possíveis inundações com certa antecedência.
Fonte: Olhar Digital
Comentários