Tecnologia assistiva é um conjunto de recursos voltado para pessoas com deficiência, para que elas possam ter autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão no seu dia a dia. Isso nos leva ao debate sobre as dificuldades de fazer tecnologias com acessibilidade.
A primeira tecnologia nesse sentido surgiu em 1928. Um inventor da Bell Labs chamado Homer Dudley criou o Vocoder, um dispositivo que traduzia e reproduzia sinais elétricos por meio de uma voz robótica, segundo o Fast Company Brasil. Assim, esta invenção foi a primeira a ajudar muitos a ter uma vida mais independente, sendo um dos primeiros meios de acessibilidade.
Somente um século depois, a voz robótica de Vocoder se tornou quase uma voz humana perfeita. A visão computacional, atualmente, é capaz de enxergar e entender o mundo ao seu redor e pode ser manipulada com toques e gestos simples.
A Apple
Em sua nova campanha publicitária, a grande empresa de tecnologia mostra diversas pessoas utilizando tecnologias assistivas. Em um trecho acompanhamos um músico com deficiência visual se preparando para uma apresentação. Então ele ergue o celular para escanear o camarim, e a Siri, assistente virtual da Apple, o informa o que tem no local, mostrando a importância da acessibilidade para esta pessoa.
Na sequência, o músico caminha para o palco. Com sua bengala em uma mão e com o telefone na outra, a Siri indica o caminho: “duas portas detectadas. Texto: Para o palco. Porta a 1,2 metro de distância”.
O curta é de extrema importância para entendermos como estas tecnologias podem mudar a vida das pessoas. Com pequenas mudanças, é possível torná-las mais independentes e autossuficientes, sendo a acessibilidade um direito de todos.
Hoje, mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência e, com o envelhecimento da população, esse número só aumentará. Portanto, a acessibilidade nunca foi tão importante.
Fonte: Olhar Digital
Comentários