Employee Experience, ou na tradução literal “experiência do funcionário”, é o que separa as organizações que conseguem atrair, cativar e reter os melhores talentos, daquelas que sofrem com a alta rotatividade e níveis insatisfatórios de produtividade e satisfação do cliente.
Dar voz ao funcionário, é perceber o que sua equipe precisa em tempo real, descobrir o que está funcionando ou não, dar prioridade as principais ações que podem ser tomadas e monitorar o progresso da equipe. Estes atos são fundamentais para programas eficazes de feedback. Tomar essas medidas críticas, também, é muito importante, e neste momento de mudanças no setor e pedidos de demissões massivas de funcionários isso se intensifica.
De acordo com um estudo recente da Medallia, empresa em gestão de experiência, 50% dos funcionários que deixaram a sua última empresa, o fizeram sem ter um novo emprego e quase 60% dos funcionários dizem que se sentiam esgotados (síndrome de burnout), e emocionalmente exaustos em seus últimos trabalhos. Por outro lado, 70% dos trabalhadores que deixaram os seus empregos, devido à pandemia, dizem que perceberam que queriam e podiam ter um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
“Muitos gerentes tomam decisões que têm enormes implicações financeiras sobre a experiência do funcionário todos os dias. No entanto, tomam essas decisões sem dados, confiando na intuição, escuta de corredor e em suas próprias experiências e preconceitos pessoais. É por isso que precisamos mensurar a Experiência do Funcionário, para mudar esse paradigma e realmente possibilitar a tomada de decisões orientada por dados – e pela voz do colaborador – em toda a organização”, diz Melissa Arronte, Líder de Prática Global de Experiência do Funcionário da Medallia.
A relação entre ouvir os colaboradores e a sua satisfação, engajamento e experiência
De acordo com o mesmo estudo anterior, a maioria dos funcionários cujos empregadores não coletam os seus comentários estão insatisfeitos com a sua empresa, em comparação com menos da metade dos funcionários que têm uma maneira de compartilhar feedback com os seus empregadores. 56% dos funcionários cujos empregadores não coletam os seus comentários dizem que não recomendariam a sua empresa como um ótimo lugar para trabalhar, em comparação a 32%, que têm uma maneira de compartilhar feedback com a sua empresa. É claro que investir na Experiência do Funcionário deve ser uma prioridade do negócio, se você planeja trazer qualidade de vida aos seus funcionários.
Por que toda organização precisa de um programa de experiência do funcionário?
O trabalho de lançar um programa de experiência do funcionário, começa com a aceitação do executivo. Para ser realmente bem-sucedido, você precisará de toda a sua equipe de liderança por trás de suas iniciativas de Employee Experience. Esses acionistas devem estar alinhados filosoficamente com a importância e o valor de ouvir o seu pessoal.
Para os defensores do feedback dos funcionários, que desejam implantar o lançamento de um programa de Experiência do Funcionário, aqui estão algumas ideias para embasar a conversa:
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Fonte: Olhar Digital
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