Employee Experience, ou na tradução literal “experiência do funcionário”, é o que separa as organizações que conseguem atrair, cativar e reter os melhores talentos, daquelas que sofrem com a alta rotatividade e níveis insatisfatórios de produtividade e satisfação do cliente.
Dar voz ao funcionário, é perceber o que sua equipe precisa em tempo real, descobrir o que está funcionando ou não, dar prioridade as principais ações que podem ser tomadas e monitorar o progresso da equipe. Estes atos são fundamentais para programas eficazes de feedback. Tomar essas medidas críticas, também, é muito importante, e neste momento de mudanças no setor e pedidos de demissões massivas de funcionários isso se intensifica.
De acordo com um estudo recente da Medallia, empresa em gestão de experiência, 50% dos funcionários que deixaram a sua última empresa, o fizeram sem ter um novo emprego e quase 60% dos funcionários dizem que se sentiam esgotados (síndrome de burnout), e emocionalmente exaustos em seus últimos trabalhos. Por outro lado, 70% dos trabalhadores que deixaram os seus empregos, devido à pandemia, dizem que perceberam que queriam e podiam ter um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
“Muitos gerentes tomam decisões que têm enormes implicações financeiras sobre a experiência do funcionário todos os dias. No entanto, tomam essas decisões sem dados, confiando na intuição, escuta de corredor e em suas próprias experiências e preconceitos pessoais. É por isso que precisamos mensurar a Experiência do Funcionário, para mudar esse paradigma e realmente possibilitar a tomada de decisões orientada por dados – e pela voz do colaborador – em toda a organização”, diz Melissa Arronte, Líder de Prática Global de Experiência do Funcionário da Medallia.
A relação entre ouvir os colaboradores e a sua satisfação, engajamento e experiência
De acordo com o mesmo estudo anterior, a maioria dos funcionários cujos empregadores não coletam os seus comentários estão insatisfeitos com a sua empresa, em comparação com menos da metade dos funcionários que têm uma maneira de compartilhar feedback com os seus empregadores. 56% dos funcionários cujos empregadores não coletam os seus comentários dizem que não recomendariam a sua empresa como um ótimo lugar para trabalhar, em comparação a 32%, que têm uma maneira de compartilhar feedback com a sua empresa. É claro que investir na Experiência do Funcionário deve ser uma prioridade do negócio, se você planeja trazer qualidade de vida aos seus funcionários.
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Por que toda organização precisa de um programa de experiência do funcionário?
O trabalho de lançar um programa de experiência do funcionário, começa com a aceitação do executivo. Para ser realmente bem-sucedido, você precisará de toda a sua equipe de liderança por trás de suas iniciativas de Employee Experience. Esses acionistas devem estar alinhados filosoficamente com a importância e o valor de ouvir o seu pessoal.
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Para os defensores do feedback dos funcionários, que desejam implantar o lançamento de um programa de Experiência do Funcionário, aqui estão algumas ideias para embasar a conversa:
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Fonte: Olhar Digital
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