Sem dúvida, o grande protagonista de 2022 em termos de inovações tecnológicas espaciais foi o Telescópio James Webb. Lançado no Natal de 2021, o observatório mais moderno da NASA nos presenteou durante todo o ano passado (mesmo antes da divulgação das primeiras imagens oficiais, feita em julho) com registros impressionantes do universo.
Na última sexta-feira (30), a conta oficial do equipamento no Twitter lançou um teste bem interessante, intitulado: “O que suas imagens favoritas do Webb de 2022 dizem sobre você?”.
Conforme orientado na postagem, a dinâmica do teste consistia em três conjuntos contendo quatro imagens cada, e o usuário deveria escolher uma em cada grupo.
No primeiro conjunto de imagens, a escolha era entre:
A) Primeiro Campo Profundo de Webb;
B) os Penhascos Cósmicos na Nebulosa Carina;
C) Júpiter; e
D) Dados Webb mostrando a presença de água na atmosfera do exoplaneta WASP-96 b.
Depois, no segundo grupo, o usuário deveria escolher entre:
A) Quinteto de Stephan;
B) os Pilares da Criação na luz infravermelha próxima;
C) Anéis e Luas de Netuno; e
D) a primeira evidência clara de dióxido de carbono na atmosfera de um exoplaneta.
Por fim, entre as imagens do terceiro conjunto, as escolhas eram:
A) a Galáxia Cartwheel;
B) Nuvem L1527 e uma protoestrela escondida;
C) Lua de Saturno, Titã, e
D) Primeira imagem direta de Webb de um exoplaneta, o HIP 65426 b.
Resultado do teste sobre as imagens favoritas do Telescópio Espacial James Webb
O perfil de Webb no Twitter também solicitou que os usuários informassem seu resultado por meio de uma enquete. No mesmo dia, algumas horas mais tarde, foi divulgada a conclusão da enquete, segundo a qual a maioria dos participantes se mostrou um “Observador de Estrelas”.
Confira suas respostas e veja em qual categoria você se enquadra: Viajante no Tempo, Observador de Estrelas, Caseiro ou Criador de Tendências.
Se você escolheu a maioria das imagens A (fotos de galáxias), você é um Viajante do Tempo. “Assim como olhar para galáxias nos permite ver bilhões de anos no passado, seu estilo volta no tempo. Você pode estar em looks vintage. E você prospera no caos, como fusões galácticas!”.
Mas, se você se identificou mais com as imagens B (registros de estrelas bebês), você é um Observador de Estrelas. “Sua cabeça pode estar nas nuvens. Assim como as nebulosas muitas vezes seguram estrelas em estágios iniciais de desenvolvimento, você está sempre crescendo e mudando. Acredite em si mesmo – você traz luz para o universo. Continue brilhando!”.
Se você respondeu principalmente as imagens C (capturas do Sistema Solar), você é um Caseiro. “Como introvertido, você prefere sua própria órbita. Conforto e rotina são bons para você. Como Titã, você pode ter uma atmosfera espessa. Mas, se alguém estiver em sua órbita, eles verão seus encantos escondidos!”.
Por fim, se a maioria de suas escolhas está na opção D (dados de exoplanetas), você é um Criador de Tendências. “Sempre à frente da curva (de trânsito) e traçando seu próximo movimento, você pode parecer distante no início. Muito parecido com a forma como muitas vezes detectamos exoplanetas indiretamente, você pode preferir mensagens de texto a uma ligação. Você mantém nosso universo empolgante!”.
Fonte: Olhar Digital
Comentários