A Microsoft pretende, em uma das futuras atualizações do Windows 11, criar uma versão otimizada do sistema operacional para ser usado em diferentes tipos de dispositivos – como aparelhos dobráveis e também com duas telas.
Não é de hoje que a Microsoft tem planos para diferentes tipos de dispositivos. A empresa trabalhou por anos no Windows 10X, que seria otimizado para aparelhos com duas telas, por exemplo. Os planos do Windows 10X foram abandonados, mas, segundo o site Windows Latest, eles agora fazem parte de uma atualização futura do Windows 11.
A ideia agora não é de lançar uma versão com menos recursos: é levar o Windows 11 completo para notebooks e tablets com telas dobráveis. O sistema operacional detectaria qual tipo de aparelho está instalado e adaptaria o uso para o formato adequado.
As possibilidades listadas pelo Windows Latest incluem uma interface gráfica mais parecida com a de tablets para uso em computadores com Windows 11 e telas dobráveis, além de adaptações no visual do sistema operacional para levar em consideração as dobradiças comuns em aparelhos com duas telas.
As mudanças não seriam profundas, mas seriam suficientes para o usuário identificar quando o sistema está adaptado para computadores comuns ou para aparelhos com formatos diferentes.
A Microsoft, no entanto, não tem muita pressa para isso. A próxima grande atualização do Windows 11 deve ter como foco a adaptação do sistema para aparelhos com duas telas, e deve ser lançada no primeiro semestre de 2023. Para o segundo semestre viria o Windows 11 para dobráveis.
Via Windows Latest
Imagem: IB Photography/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital
Comentários