Filhotes de panda, nascidos na China, em 2022, fizeram uma aparição coletiva, transmitida até mesmo pela Televisão Central da China. São treze filhotes fofos de pandas gigantes, filmados nos braços de cuidadores de animais e brincando em um parquinho colorido.
Essa foi a primeira vez que esses animais brincaram em público. Durante o passeio no parque, os filhotes exploraram todos os cantos enquanto os tratadores aguardavam os exemplares com mamadeiras cheias de leite prontas para alimentá-los depois da diversão.
Após anos de esforços de conservação, a China conseguiu aumentar a população desses animais de forma a tirá-los, em 2021, do risco de extinção. A espécie passou a ser considerada ‘em vulnerabilidade’, de acordo com as autoridades chinesas.
Os esforços contínuos da China para preservar a biodiversidade também surtiram efeitos na população de outros animais. Houve um aumento significativo no número de tigres siberianos, leopardos-de-amur, elefantes asiáticos e íbis-de-crista.
Todas essas conquistas são resultados de “melhores condições de vida e dos esforços da China em manter seus habitats integrados”, explicou Cui Shuhong, chefe do departamento de conservação da natureza e ecologia do Ministério do Meio Ambiente.
Agora, com os quatro pares de gêmeos, que nasceram há cerca de seis meses na Base de Pesquisa de Criação de Pandas Gigantes de Chengdu, na província chinesa de Sichuan, a estabilidade no número de indivíduos da espécie aumentou e trouxe alívio para as autoridades focadas em preservação. A ninhada está crescendo cada vez mais forte e saudável e, em breve, todos estarão prontos para espalhar ainda mais fofura pelo seu habitat.
Fonte: Olhar Digital
Comentários